Coleta seletiva para o descarte correto dos resíduos e redução do desperdício de alimentos são os temas que mais vêm à cabeça dos consumidores brasileiros quando o assunto é preocupação com as questões ambientais.
Coleta seletiva para o descarte correto dos resíduos e redução do desperdício de alimentos são os temas que mais vêm à cabeça dos consumidores brasileiros quando o assunto é preocupação com as questões ambientais. Globalmente, mais de 80% da população acredita que as discussões relacionadas a meio ambiente aumentarão nos próximos cinco anos. No País, 93% dos consumidores consideram marcas com embalagens ambientalmente responsáveis no momento de decisão de compra e 73% acreditam que a mudança de hábito se dá pensando nas futuras gerações. Estes e outros insights estão na pesquisa Environment Research 2019, realizada pela Tetra Pak em 15 países.
No Brasil, 86% dos entrevistados estão preocupados com as questões ambientais. Entre os temas mais sensíveis se destacam acesso à água, poluição e o lixo plástico nos oceanos. Aqui, 48% dos consumidores nacionais declaram que separam os resíduos para a coleta seletiva. Além disso, nos últimos seis anos, a procura por selos de sustentabilidade nas embalagens vem aumentando consideravelmente. Hoje, mais da metade dos consumidores brasileiros (54%) procuram os selos quando compram bebidas e 35% reconhecem o selo FSC® (Forest Stewardship Council).
Interesse aos conceitos de sustentabilidade
Os brasileiros citaram as mídias sociais como o canal mais usado para obter informações ambientais sobre embalagens. Os conceitos: reciclável (80%), biodegradável (70%), renovável (66%) são os mais familiares. O conceito sustentável é reconhecido por 67% da população, enquanto economia circular está próximo de somente 1% dos consumidores brasileiros.
Além disso, o que estimula a maioria (73%) a comprar produtos sustentáveis é a busca pela preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Já 49% mencionam como motivação fazer algo pela comunidade e apenas 5% assumem que fazem isso porque está na moda.
Interação e desafios
Mesmo com a preocupação sobre as questões ambientais em expansão, 43% do público entende que o alto custo dos produtos ambientalmente responsáveis ainda é uma barreira para os consumidores. Outro ponto considerado como dificuldade para transformar seus hábitos diários baseados na sustentabilidade é a falta de informação (42%).
“Identificamos o fortalecimento da prática do consumo consciente. Nesse sentido, há um movimento cada vez mais latente para que as marcas e os produtos sejam esclarecedores acerca de seus compromissos ambientais”, complementa Valéria. É por isso que a Tetra Pak atua há mais de 20 anos no fomento à reciclagem e desenvolve, ano a ano, ações de conscientização sobre o tema. Uma delas é o Rota da Reciclagem (www.rotadareciclagem.com.br), plataforma com mais de 5 mil pontos de coleta registrados em todo o Brasil. O objetivo é facilitar o acesso a pontos de entrega voluntária (PEVs), cooperativas de materiais recicláveis e comércios de reciclagem mais perto de quem acessa. Basta incluir o endereço para encontrar o ponto mais próximo.
Outra ação é a campanha Uma Caixinha de Distância, que conta por meio de um vídeo de realidade aumentada as histórias reais de quatro representantes de cooperativas de materiais recicláveis. O conteúdo é acessado ao escanear um QR Code nas embalagens de diferentes marcas de leite e está nas prateleiras de todo o Brasil. O objetivo é mostrar que estamos a uma caixinha de distância de transformar a vida de muitas pessoas e de preservar o meio ambiente. É um projeto que une sustentabilidade e inovação com o intuito de conscientizar sobre o papel de cada um nesse processo.
Sobre a pesquisa Environment Research Tetra Pak
O estudo é feito com base em respostas de 7.500 pessoas em 15 países e identifica hábitos de consumo, oportunidades de mercado e desafios para a indústria de embalagens. Tem como objetivo reunir ideias para inovar a cadeia de forma sustentável. A amostragem ouviu participantes de 18 a 65 anos.
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