Educação

5 livros sobre dinheiro para ler durante o isolamento social

Lista com obras relevantes para quem quer cuidar melhor das finanças pessoais

Mais difícil do que encontrar uma agulha no palheiro é ouvir alguém dizer que não precisa ou não quer mais dinheiro para viver. Enriquecer é o sonho de grande parte das pessoas que hoje ocupam o planeta. No entanto, a maioria delas ainda não sabe como lidar com as próprias finanças. Prova disso é que mais de 63 milhões de brasileiros têm dívidas atrasadas, de acordo com o Serasa Experian.

Pensando nisso, o 12min, aplicativo que resume livros de não-ficção em arquivos de áudio e texto, convidou Carlos Terceiro, CEO e fundador do Mobills – aplicativo de gestão de finanças pessoais -, para indicar alguns livros sobre o tema. No mês de março, usuários do 12min ganharão dias de teste grátis na plataforma da Mobills – e vice e versa. “Acredito que ‘conhecimento é poder’ e a mentalidade que adquiri na leitura de determinadas obras me fez criar um novo estilo de vida”, explica Carlos. Confira a lista indicada pelo empreendedor:

  • A psicologia do dinheiro, de Dan Ariely e Jeff Kreisler

“O livro aborda um assunto importante, mas pouco conhecido entre os mais leigos: a economia comportamental. Discutindo o modo como lidamos com o dinheiro frente a emoções”, resume Carlos. A obra aborda como os sentimentos influenciam escolhas financeiras e enumera provocações que incentivam o leitor a tomar decisões mais inteligentes no dia a dia. “Desafios que estimulam a corrigir nossos erros”, explica.

  • Nudge: O empurrão para a escolha certa, Richard Thaler e Cass Sunstein

Acordar ou dormir mais cinco minutos, o que vestir, o que comer, onde ir. Todos os dias realizamos inúmeras escolhas na nossa vida. A obra de Thaler e Sunstein utiliza as teorias de economia comportamental e os impulsos contrários à racionalidade para examinar como estas decisões são tomadas. “O leitor ficará surpreso ao perceber as próprias limitações de pensamentos e como somos influenciados”, prevê Carlos.

  • O homem mais rico da Babilônia, George S. Clason

Com parábolas de fácil compreensão, esta obra clássica apresenta orientações práticas sobre como economizar, investir e manejar as finanças pessoais. “Ao entender a mensagem do autor, tem-se muitos insights para uma vida financeira mais equilibrada, sob controle e independente. Assim, aprendemos como lidar com o dinheiro, ao invés de se tornar refém dele”, explica Carlos.

  • Pai rico, pai pobre, Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter

Não foi por acaso que este livro se tornou um clichê entre tantos economistas. Ao apresentar visões distintas do mundo – a do pai rico e do pai pobre – o autor demonstra como é possível enxergar o dinheiro e de que maneira isso afeta em nosso sucesso financeiro. “Ou seja, mesmo que você consiga escalar um negócio, empreender ou ser reconhecido na profissão, se você não souber como utilizar esse dinheiro gerado para crescer mais, pode perder tudo ou ficará estagnado”, alerta Carlos.

  • Investimentos Inteligentes, Gustavo Cerbasi

“Quem empreende já está fora da curva”, aponta Carlos. “Entretanto, se você quiser potencializar os resultados e alcançar a sonhada independência financeira, precisa se tornar investidor”, complementa. A obra de Cerbasi retrata que o mundo dos investimentos tem espaço para todos e identifica qual é a melhor forma de realizar essa atividade de acordo com o perfil da pessoa.

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar