Cultura, Lazer, Entretenimento

Estudantes de Ribeirão Preto resgatam costume de enviar e receber cartas para entreter idosos durante a pandemia

Projeto Letters2Tomorrow é um dos vencedores na área social da competição virtual HackaTrouble contra o coronavírus; melhores ideias serão desenvolvidas e entregues à sociedade em até quatro semanas

O Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a associação SAE Brasil e as multinacionais Amazon Web Services (AWS), Shawee e Mural, divulga os 12 projetos vencedores do HackaTrouble. A competição virtual de programação reuniu no último fim de semana cerca de 400 participantes, divididos em 100 equipes. A iniciativa teve como objetivo propor e desenvolver soluções tecnológicas para enfrentar desafios impostos pelo novo coronavírus nas áreas de saúde, mobilidade, negócios e social.
Os autores das melhores ideias serão convidados a desenvolver seus projetos e entregá-los à sociedade em até quatro semanas. Três deles são estudantes de Ribeirão Preto: os amigos Ana Vitória Einchenberger Teixeira, 19, e Guilherme Moisés de Oliveira Brito, 27, que cursam Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec, e Jonas Bonfá Pelegrina, 18, que faz cursinho para vestibular de Engenharia de Computação.
Juntos, eles criaram o projeto social Letters2Tomorrow, que visa resgatar o costume de enviar e receber cartas para entreter os idosos durante o isolamento, por meio de uma plataforma virtual simples e intuitiva que contará com um banco de histórias. “Escrever é uma forma de manter a mente ocupada, ativa e, no isolamento social, muitas pessoas ficam ociosas. A nossa ideia é retomar o hábito de escrever cartas para amigos e parentes ou até mesmo para um desconhecido, sem a necessidade de ir até os Correios, evitando assim, contato com outras pessoas”, diz Ana Vitória.
O projeto, que ainda será desenvolvido como um site ou aplicativo, é simples e objetivo, para cumprir a sua missão com facilidade aos usuários. Ele também pode ser viável após a pandemia do novo coronavírus, em outros cenários recorrentes no cotidiano de inúmeros idosos.
“Muitos deles moram sozinhos ou em asilos, e a plataforma vai ajudar esses idosos a se comunicar com os familiares, a se expressarem e ainda estimular a emoção porque teremos um banco de histórias para quem quiser contar ou ler”, explica a estudante, que mora com os avós.
Jonas conta que sempre gostou de escrever cartas, tanto que participa de um site que possibilita a troca de cartas com pessoas do mundo inteiro. “Já recebi cartões da China, Itália, França, Rússia. Tenho visto que aumentaram as iniciativas de algumas casas de idosos para enviar e receber essas cartas. Além disso, sempre mando cartas para meus familiares. Por isso pensamos na possibilidade de deixar essa troca mais fácil, sem perder o carinho que uma carta transmite”, diz.
E como seria esse “carinho virtual”? “No dia a dia apenas escrevemos e trocamos mensagens o tempo todo. Ao parar para escrever uma carta, você pensa em como escrever, o que a pessoa vai sentir quando receber e ler as suas palavras, independente se a carta é física ou virtual, não importa as cores da caneta ou o papel que vai utilizar, esse momento pode ser adaptado para o digital também”, afirma Jonas.
 
Virada tecnológica
Totalmente online, a maratona teve 48 horas ininterruptas de duração e envolveu estudantes e ex-alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como de outras instituições, além de educadores, programadores, desenvolvedores, empreendedores, designers e demais interessados de diversas áreas de conhecimento.
Formadas por três a cinco participantes, as equipes receberam tutoria e mentoria de mais de 100 profissionais do mercado, especialistas e professores que atuam como agentes regionais da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza (Inova CPS). As atividades foram desenvolvidas na plataforma da AWS utilizando os sistemas de gestão da Shawee e de brainstorming da Mural.
Os grupos que apresentaram as melhores ideias, de acordo com a avaliação de um comitê de jurados, receberão prêmios e serão convidados a desenvolver seus projetos com auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante quatro semanas, para entregar o produto à sociedade sem nenhum custo.
Eles terão ainda a oportunidade de visitar os laboratórios de inovação de empresas apoiadoras, como Mercedes Benz, Pricewaterhousecoopers e TruckPad. Cada equipe receberá um voucher de R$ 1 mil para custear as despesas da visita. As propostas também serão avaliadas para participar de programas de fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
 
Conheça os projetos vencedores
 
Categoria Saúde
 
E-Atenção – plataforma para conectar profissionais de saúde por meio de videoconferências com pessoas que precisam de atendimento médico para avaliação de sintomas ou acompanhamento de rotina, passando pelo mesmo processo de triagem e fluxo de um atendimento pessoal. Equipe: Manuel da Silva Junior (líder), Júlia Maria de Oliveira Camargo, Pedro Martins Feliciano, Renato Aguiar Castellani e Vanessa Pereira Gomes.
 
MED Ctrl – sistema de gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), suprimentos e outros recursos hospitalares com o intuito de não deixar faltar itens essenciais para prevenção e tratamento da Covid19 em instituições de saúde. O custo ficaria sob a responsabilidade dos fornecedores, em benefício das entidades hospitalares. Equipe: Hilton Ricardo de Sousa (líder), Daniel da Silva, Gustavo de Melo Corrente, Milton Sérgio de Oliveira Júnior e Silvio Carvalho de Souza.
 
Atitude – programa de atendimento médico online para auxiliar médicos e pacientes durante a quarentena, evitando o contato físico e a propagação do vírus. O usuário insere seus dados e sintomas para triagem de uma possível identificação do coronavírus antes de ser encaminhado para uma consulta via chat com um médico cadastrado no sistema. Equipe: Leandra Iria de Mattos (líder), Caio Gabriel de Jesus Pinheiro, William Marques Araújo de Oliveira.
 
Categoria Mobilidade
 
Kolibri – plataforma digital para ajudar compradores e vendedores de EPIs de todo o País a se conectarem com transportadores de carga aérea, visando à utilização de aeronaves que ficaram ociosas por conta da pandemia. Equipe: Luís Felipe Gomes Molina (líder), Allan Silva Domingues, Gabriel Marcondes Lopes, Guilherme Claudino e Silva e Marcos Silva de Luca.
 
VádeBus – solução que pretende organizar o fluxo de passageiros de ônibus por meio de um aplicativo em que o usuário agenda e paga a passagem. A partir de então, é gerado um QR Code que libera a entrada no veículo. Cada agendamento é enviado para a empresa de transporte, que organiza as frotas de acordo com a demanda. Equipe: Victor Henrique Vicaria Brilhante (líder), Felipe Dayvison da Silva, Gusthavo Santos e Jeanluca Moreno.
 
DuzzClean – controlador de higiene de veículos, que fará uma análise de quanto o ambiente interno está sendo higienizado. O sistema permitirá a motoristas de táxis e aplicativos controlar a limpeza do carro e compartilhá-la com os usuários. Equipe: João Pablo Souza Mariz (líder), Diego Emanuel Falcão Chaves e Matheus Henrique Ozório.
 
Categoria Negócios
 
Mercado Futuro – plataforma em que pequenos negócios poderão ter acesso a dinheiro de forma rápida por intermédio da venda de vouchers pré-pagos. O cliente programa suas compras futuras, ajudando a valorizar os microempreendimentos, além de ganhar bônus superiores ao rendimento da poupança. Equipe: João Paulo Domingos Terrazan (líder), Daniel de Moura Rego Araújo, Marília Gabriela Soares, Rodrigo Pauletti e Thainá Monteiro Ferreira.
 
Lavora – sistema online que apoia microempreendedores individuais (MEIs) no atendimento a demandas por EPIs e serviços de saúde. A plataforma distribui os pedidos em pacotes compatíveis com as capacidades produtivas dos MEIs regionais, reduzindo o tempo de produção e entrega de equipamentos. Equipe: Renan Augusto Cardoso (líder), Gustavo Nogueira Nóbrega, Regina Baptista Barcellos, Renan Guedes de Pinho e Suelen Cristina Batista da Silva.
 
Feirinha Online – plataforma que visa criar lojas online e conexões entre comerciantes e consumidores, estimulando o comércio local e evitando grandes deslocamentos, nos moldes de uma feira de bairro presencial. Equipe: Pedro Henrique de Melo Andrade (líder), Felipe Carneiro da Silva, Hugo de Oliveira Passos, Jéssika Mayumi Fujimura e Rogesson Barboza Souza.
 
Categoria Social
 
RoçaEats – plataforma de comunicação entre produtores rurais, instituições assistenciais e líderes comunitários com o objetivo de direcionar excedentes de produção agrícola para doação, combatendo o desperdício e a fome. Equipe: Ingrid Silva Baroni (líder), Henrique Paulo Bonfim, Luiz Henrique Nery, Robeilton Souza da Silva e Simone Silotti.
 
Health2Share – solução para auxiliar idosos a se manterem em casa durante a quarentena, fornecendo serviços gratuitos. O aplicativo permitirá que os assistidos peçam ajuda e sejam auxiliados por apoiadores voluntários. Equipe: João Marcos Gonçalves Barbosa (líder), Helder de Oliveira Gomes Filho, Igor Ferreira Ferrani e Luiz Couto Meirelles Júnior.
 
Letters2Tomorrow – projeto visa resgatar o costume de enviar e receber cartas para entreter os idosos durante o isolamento, por meio de uma plataforma virtual simples e intuitiva que contará com um banco de histórias. Equipe: Ana Vitória Einchenberger Teixeira (líder), Guilherme Moisés de Oliveira Brito e Jonas Bonfá Pelegrina.
 
Sobre o Centro Paula Souza: https://www.cps.sp.gov.br/

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar