Millennials e Centennials saem na dianteira como as gerações que aumentaram suas compras online em decorrência do Covid-19, entre a população geral há cautela no consumo de bens e aumento no consumo de mídia pelo mundo
Centennials e Millennials, jovens adultos entre 18 e 34 anos, têm uma expectativa maior quanto a participação mais proativa das marcas na sociedade, em comparação com outras faixas etárias, indica a sétima edição do Kantar Thermometer. Segundo o estudo online, realizado em mais de 50 mercados pelo mundo, 48% dos Centennials e dos Millennials esperam que as marcas sejam exemplos e guias de mudança e 39% que elas usem seu conhecimento para explicar e informar sobre o atual cenário.
O que os consumidores esperam das marcas?
Os hábitos de consumo de mídia das gerações mais jovens também se acentuaram com o distanciamento social. TV e canais digitais têm atenção dividida e amplificada entre eles, como fonte de entretenimento e informação. Millennials e Centennials declaram ter aumentado o consumo de quase todos os meios, o que significa um aumento maior em relação ao das outras faixas etárias.
Mídias sociais – Com seus “desafios” que geram engajamento em massa, o TikTok se tornou uma forma de entretenimento rápido e de socialização digital em tempos de isolamento social para a geração mais jovem, mas o uso do YouTube e Instagram continua crescendo devido ao aumento das lives – transmissões ao vivo que incluem exercícios, receitas de culinária e, claro, os shows de música.
Entre a população geral, cautela no consumo – Em tempos de isolamento social e quarentena, os consumidores têm realizado menos visitas aos pontos de venda, resultando em compras maiores por viagem.
As compras online continuam ganhando destaque. Na América Latina, o e-commerce cresceu 3,3 vezes nas quatro semanas após o isolamento social (semana de 6 de abril, em comparação com a semana de 9 de março). Entre os latino-americanos, 78% declararam que devem continuar a utilizar o e-commerce no futuro. No Brasil, esse índice chega a 82%.
Um olhar para mídia – A pandemia de Covid-19 se espalhou pelo mundo e, conforme as medidas de isolamento social são adotadas pelos países, o consumo de mídia aumenta. A audiência de TV, por exemplo, segue crescendo no mundo inteiro, em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o aumento chega a 19%.
Assistir TV é um comportamento social e, em um momento em que as pessoas estão socialmente distantes, o comportamento de assistir televisão com outras pessoas da mesma residência cresceu. O aumento na audiência de indivíduos acompanhados cresceu 36% no Brasil, na comparação entre o período de 2 a 8 de março e 13 a 19 de abril.
Ao olharmos para o rádio neste período de isolamento, vemos que o meio exerce diversas funções, com um papel diferente para cada faixa etária. Entre os mais jovens, o rádio nesse momento é para ouvir música; já os jovens adultos estão ouvindo por que têm mais tempo livre e para se informar sobre Covid-19; enquanto os mais velhos escutam para se informar de acontecimentos gerais.
Digital: Atividade Publicitária
Na publicidade online, as categorias relacionadas a atividades fora de casa foram impactadas negativamente, enquanto lojas de departamento aumentaram sua presença.
A sétima edição do Kantar Thermometer já está disponível no site
http://br.kantar.com/covid-19/, que traz atualizações frequentes sobre os impactos do novo coronavírus.
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