Empreendedorismo, economia e negócios

Festas e casamentos mostram recuperação nos e-commerces

Venda de alianças e decoração impulsionou alta de cerca de 15%; Pesquisa do Elo7 revela que, para 92%, eventos acontecerão mesmo que em novo formato

 Em tempos de pandemia, acompanhar o comportamento do consumidor durante o isolamento social é fundamental para entender que novas necessidades surgiram, o que deixou de ser prioridade, e onde os empreendedores podem encontrar oportunidades. É fato que o consumo voltará aos poucos, de um jeito diferente, assim como se dará a retomada da economia, e isso afetará em cheio muitas categorias. Para se ter um panorama sobre essa “volta ao normal”, ou melhor dizendo, essa entrada no “novo normal”, o Elo7 , maior marketplace de produtos criativos do Brasil, levantou dados sobre demandas, e os comparou entre março e junho.

Após três meses de quarentena, nota-se, por exemplo, uma recuperação da categoria festa. Em março, ela apresentou queda de 80%, mas em junho melhorou 13%, fechando o mês com índice ainda negativo de 67%, no entanto, em pequena elevação – puxada pela venda de itens de decoração para festa que saltou de -80% para -56%.

Para o CEO do Elo7, Carlos Curioni, a criatividade dos lojistas e o pensamento empreendedor ao buscar novas alternativas às comemorações – mesmo durante o isolamento, fez a diferença, e ajudou a diminuir a curva decrescente. “Se o modelo tradicional de festas mudou, temos que mudar nossa estratégia também. Festa na caixa, por exemplo, é uma opção criativa que trouxe resultados bastante significativos. No ranking dos itens mais buscados em junho, ela aparece na terceira posição. Empreender é se reinventar, e nesse momento isso não é só importante como necessário”, afirma Curioni.

Surpreendentemente, a categoria casamento também teve uma leve melhora de 19%, saindo de um declínio de 68% em março, para 49% em junho – recuperação, neste caso, impulsionada pela venda de alianças, que foi de -27% em março, para 92% positivo em junho .

Confira abaixo a evolução dessas áreas que, apesar do pequeno crescimento, continuam sendo as mais afetadas pela pandemia:

É possível supor que o otimismo sobre a realização dos eventos, mesmo que com uma nova roupagem, esteja promovendo essa retomada das compras para festas e casamentos. 92% dos entrevistados para a pesquisa disseram acreditar que as comemorações poderão acontecer. Como podemos ver no gráfico abaixo, 64% querem manter a celebração, 7% pensam em apenas adiar a data, e 21% em remarcar:

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar