As quatro décadas de experiência do salão de beleza instalado em Ribeirão Preto, no interior paulista, reúnem muitas narrativas de vidas interligadas pelo trabalho protagonizado pela hair stylist Eliane Pavini e, hoje, sustentado pela atuação de seu filho, Rafael Pavini. Juntos, eles projetam o futuro do salão apoiado em novas tecnologias, produtos de qualidade, técnicas e equipe sincronizada
Um sonho de criança, muita determinação e o DNA do empreendedorismo foram fatores essenciais para a hair stylist Eliane Pavini viver da grande paixão da sua vida: trabalhar com cabelos. A semente do seu futuro profissional foi germinada na primeira infância, quando morava em Alto Piquiri, no interior do Paraná. Mas foi em Ribeirão Preto (SP) onde deu os primeiros passos para seguir o exemplo de uma tia que a despertou para a vocação de cabeleireira. Uma história inspiradora que deu origem ao Shampoo Eliane Pavini e Rafael Pavini, instalado no bairro Boulevard, que, neste mês de setembro, completa 40 anos.
“Quando eu tinha cinco anos, minha mãe me levou ao salão de uma tia, em Umuarama (PR), para cortar os meus cabelos – ela fazia tudo sozinha: lavava, cortava, arrumava as clientes, fazia unhas. Fiquei fascinada. Eu me lembro que, ao ver minha tia trabalhar, coloquei na minha cabeça que queria ser cabeleireira. Ela foi a grande inspiração da minha vida”, relata Eliane Pavini.
A oportunidade de repetir a trajetória da tia veio rápido. Aos oito anos, Eliane mudou-se com a família para Ribeirão Preto e um pouco depois, aos 12 anos, começou a trabalhar como ajudante em um salão da cidade. Foi neste primeiro contato profissional que criou laços importantes e colocou a carreira na rota das realizações mais completas.
“Depois que viemos para o interior paulista não demorou muito para iniciar o meu trabalho”. Desta vez, foi também uma tia de Eliane que teve um papel primordial para abrir o caminho. “Na época, o salão que outra tia minha frequentava estava contratando uma ajudante. Ela me indicou e também avisou minha mãe. Eu não hesitei, queria começar a trabalhar”, conta a hair stylist, que aceitou o desafio ainda na adolescência. “Quando soube da vaga, tive certeza que queria ir. E deu certo. Eu era tão menina que nem alcançava no lavatório, mas a proprietária improvisou um banquinho para facilitar minha atuação no salão”, conta.
Da oportunidade à realização do sonho foram muitos passos, mas sempre com boa vontade de trabalhar, aprender, estudar e, aos poucos, ela foi conquistando sua autonomia. Depois de um tempo de experiência no primeiro trabalho, Eliane Pavini aprendeu a lavar, secar, escovar os cabelos, mas foi a observação atenta que garantiu o manuseio das tesouras. Os primeiros clientes que testaram seu conhecimento foram os familiares. “Aos finais de semana, eu cortava os cabelos de todos da minha família. Fazia fila em casa e fui ganhado segurança”, lembra.
Outra porta se abriu quando recebeu um convite de duas colegas de trabalho – uma manicure e uma depiladora. “Elas resolveram montar um espaço próprio e me convidaram. Como eu já cortava cabelos em casa, aceitei. Fomos com cara e coragem. Uma delas alugou uma casa, ficando com dois cômodos e eu dividi dois cômodos com a outra profissional. Começava uma longa jornada”, destaca.
Neste primeiro local, as três profissionais trabalharam por um ano e seis meses. Depois, ainda juntas, alugaram outro imóvel na Rua São José, no centro da cidade, e lá se foram mais um ano e seis meses de atuação cooperada. “Na sequência, aluguei outra casa na mesma rua, onde fiquei por 17 anos. Mais tarde, comprei o terreno e comecei a construir a sede atual do Shampoo, que funciona há 20 anos na rua Floriano Peixoto, nº 1471”.
Paralelo a esse perfil dinâmico, Eliane sempre teve muita vontade de aprender e se aperfeiçoar. Para realizar o aprimoramento que a profissão escolhida exigia, participou de vários cursos internacionais em diferentes localidades, marcou presença em feiras, congressos – tanto no Brasil como na Argentina, França, Itália, Alemanha, entre outras localidades. “Já viajei muito para fazer cursos e tive a oportunidade de me especializar. Também viajava com frequência para ministrar cursos, ensinando outras pessoas a cortar cabelos”, lembra.
São muitas histórias, relacionamentos e a construção diária de uma profissão que propicia cuidados, realização de desejos, autoestima e, principalmente, a criação de laços afetivos com os clientes. “Acompanhamos a vida de nossos clientes e suas diferentes fases. Passamos a cuidar de suas filhas, filhos, netas, netos, familiares e amigos. É muito gratificante ver esses elos se entrelaçarem”, avalia.
Eliane Pavini dá um conselho para quem, como ela, pretende ter seu próprio negócio e seguir seu propósito de vida: “é preciso gostar do que se faz. Tenho muito amor pela minha profissão. Acordo de manhã com ânimo para trabalhar e transformar histórias de vidas através do cuidado com a beleza. Sou sempre a primeira a chegar e a última a sair do salão. Para mim não é trabalho, é prazer. Sou uma pessoa feliz e realizada com tudo que a gente construiu”.
Atuação multiprofissional
Hoje, com 40 anos, o salão tem uma história de sucesso e atualmente reúne profissionais que complementam o trabalho de Eliane Pavini, no apoio aos serviços de beleza, como manicures, depiladoras, maquiadoras, designer de sobrancelhas e uma fisioterapeuta para massagens terapêuticas. Há oito anos, ela também trabalha ao lado do filho, Rafael Pavini, que escolheu a mesma trilha profissional.
“Minha maior alegria é saber que meu filho vai continuar o meu legado”. Rafael, além de hair stylist, cursa Química na USP Ribeirão Preto e já traz seu novo olhar profissional para auxiliar na modernização constante do salão.
Ele conta que o interesse pela mesma profissão da mãe surgiu quando fez um curso de cortes de cabelos ministrado por Eliane, em 2014, e aos poucos foi se interessando em cortar cabelos e pelo salão com um todo, até montar uma barbearia dentro do espaço. “Minha mãe é minha principal inspiração, porque foi a primeira que me iniciou neste mundo”.
Rafael Pavini define o trabalho de Eliane Pavini com duas palavras: fluidez e precisão. “É assim que ela exerce a arte de cortar cabelos. Essas são as características principais dela e traduzem o jeito que trabalha – sempre ágil e entendendo perfeitamente o que a cliente quer”.
A dupla tem planos para o futuro e projeta um salão contemporâneo, em ambiente de muita harmonia, sempre com foco na qualidade dos serviços prestados e no bem-estar dos clientes. Na mira do jovem cabeleireiro estão novos projetos, que segundo ele, estão sendo atualmente analisados para serem implementados no tempo certo. Mas entrega: envolvem novas tecnologias, técnicas e produtos –visando oferecer o melhor que há no mercado em termos de beleza para disponibilizá-las aos clientes.
Sobre o Shampoo Eliane Pavini e Rafael Pavini
O Shampoo Eliane Pavini e Rafael Pavini, salão localizado no bairro Boulevard, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, completa 40 anos de atuação. Nestes anos, a hair stylist Eliane Pavini teve uma formação completa nas maiores academias do mundo, entre elas, Pivo Point, Saco e Llongueras. É a única técnica em Ribeirão Preto homologada da Keune, marca holandesa de produtos profissionais para cabelos.
Há oito anos, o salão conta com seu filho, Rafael Pavini, que também atua como hair stylist, após ter se formado pela Academia de Barbearia School of Barbering no curso de cabeleireiro profissional. Possui também especialização em coloração e reflexo pela Toni e Guy London Academy, considerada a melhor do mundo no ramo.
Rafael e Eliane também possuem formação em Amsterdã, pela marca holandesa de produtos profissionais para cabelos, Keune Haircosméticos. Além disso, a dupla já fez imersão em Paris para conhecer salões franceses, com capacitação para cortes e coloração, entre outras experiências nos cenários nacional e internacional.