Saúde, Beleza e Estética

A obesidade no Brasil é um problema crônico e não terá fim, alerta especialista

Para Sophie Deram é necessário mudar a conduta como a doença é tratada.
Dietas restritivas e medicamentos jamais serão solução

Manifesto contra obesidade será lançado na segunda quinzena de novembro com o objetivo de chamar a atenção de especialistas e autoridades.

 Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a obesidade no Brasil atinge um em cada quatro adultos. O estudo, que abrange o período de 2002 a 2019, revela também um triste fato: atualmente, quase 62% da população de 20 anos ou mais está acima do peso, sendo identificada maior recorrência entre as mulheres.

A nutricionista acredita que dietas restritivas é uma das piores alternativas para o combate à obesidade.
Crédito: Divulgação



Neste cenário, Sophie Deram, PHD em Nutrição, autora do best seller “O Peso das Dietas” e especialista em comportamento alimentar, pontua que o maior problema está em pensar que a obesidade se soluciona apenas com a perda de peso e as dietas restritivas seriam a maneira mais eficaz de eliminar este mal. “Privações alimentares e jejuns não ajudam a combater a obesidade, pelo contrário, podem aumentar em até três vezes as chances de uma pessoa se tornar obesa, inclusive, mais de 90% dos pacientes que são submetidos a dietas restritivas voltam a engordar”, alerta.

Sophie diz ainda que o aumento nos casos de obesidade não é uma surpresa porque não há políticas públicas e nem métodos eficazes para o controle do problema. Ainda segundo a PHD, o que surpreende os profissionais da área da saúde é a velocidade com que o excesso de peso tem aumentado não só no Brasil, mas no mundo todo. “A revista científica The Lancet, em 2015, já chamava atenção para este problema ao se referir à obesidade como uma pandemia que assola todos os países. Nenhuma nação conseguiu superar esta dificuldade”, cita Sophie .

Outra polêmica em torno deste assunto é se a obesidade pode ou não ser considerada uma doença. Quanto a esta questão, a nutricionista acredita que o excesso de peso pode ser visto como uma condição neurocomportamental, ou seja, focar apenas na mudança física da pessoa não será o suficiente e nem mesmo a principal alternativa para resolver o problema.

Manifesto sobre a obesidade
Sophie acredita ainda que o quadro de saúde da população tende a piorar no tocante à obesidade enquanto o foco principal no tratamento estiver ligado diretamente à perda de peso. A partir desse seu discurso totalmente na contramão da maioria dos profissionais do setor, a nutricionista quer chamar a atenção da sociedade e de autoridades públicas por meio do “Manifesto para o novo olhar sobre a obesidade”, que acontece no dia 21 de novembro no formato online. O evento debaterá com especialistas maneiras mais humanizadas e efetivas para o controle do sobrepeso.

“O problema da obesidade não pode ser considerado de forma alguma responsabilidade única do paciente, estigmatizar quem já sofre com esta circunstância tende a agravar ainda mais o transtorno alimentar”, conclui.

Sobre Sophie Deram: Autora do livro “O Peso das Dietas”, é engenheira agrônoma de AgroParisTech (Paris), nutricionista franco-brasileira e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no departamento de Endocrinologia. Além de especialista em tratamento de Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, é coordenadora do projeto de genética e do banco de DNA dos pacientes com transtorno alimentar no AMBULIM no laboratorio de Neurociencias.

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar