Unidade visa ser referência em ecossistema de inovação para o agronegócio da região. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, estará presente
— O AptaHub, rede de ambientes de inovação do agro, inaugura na próxima quarta-feira (06 de março) o AptaHub Ribeirão Preto. A unidade faz parte de um ecossistema de seis espaços criados no estado de São Paulo para apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e o cumprimento da agenda climática. A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com execução do Cietec e coexecução Wylinka e ImpactHub.
O encontro irá mobilizar atores do ecossistema local, como empreendedores, pesquisadores e representantes de empresas e de instituições do agro de Ribeirão, Sertãozinho, Jaboticabal, entre outras cidades da região, além de diretores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e dos sete Institutos vinculados à APTA, são eles: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ) e APTA Regional. Na ocasião, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e o Coordenador da APTA, Carlos Nabil, farão o descerramento da placa do ambiente AptaHub Ribeirão Preto, inaugurando oficialmente a nova unidade.
“A inauguração deste espaço representa mais um passo importante e significativo, que trará ainda mais visibilidade, oportunidades e avanço para as soluções inovadoras no agronegócio tropical, entregando valor para a sociedade e impactando positivamente o meio ambiente“, disse o coordenador da APTA, Nabil.
Startups residentes apresentarão suas inovações e espaço estará aberto para visitação o dia todo
Após a inauguração, três startups residentes do AptaHub Ribeirão Preto irão apresentar suas soluções tecnológicas inovadoras.
A Aqui9 atua no desenvolvimento de um sistema de monitoramento de parâmetros da água em tempo real direcionado à gestão e ao manejo de projetos na piscicultura.
Já a MJ-Nutrição Animal é responsável pelo desenvolvimento e pela introdução de uma molécula substituta ao antibiótico em ração para bovinos para a redução da emissão de metano no ambiente.
A Yacon-BR desenvolve uma linha de alimentos a partir da batata yacon, reconhecida por ser um potente produto prebiótico que melhora o sistema imunológico e, consequentemente a saúde das pessoas, e pode controlar a glicemia sanguínea de pessoas portadoras de diabetes.
Durante todo o dia, o espaço também estará de portas abertas para receber convidados e pessoas interessadas em conhecer o AptaHub. Elas poderão conversar e tirar dúvidas com pesquisadores, residentes e membros da comunidade de inovadores.
Espaço físico e virtual para gerar conexões e fomentar o empreendedorismo e a inovação
O espaço projetado para promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro vai abrigar uma sala de reunião fechada com capacidade para 4 pessoas, espaço de trabalho colaborativo para 12 pessoas, uma área para eventos que comporta até 30 pessoas e um work café.
Além dos espaços físicos, o Programa de Residência AptaHub vai impulsionar as soluções tecnológicas por meio de mentorias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e Institutos de Pesquisa.
Servico:
Data: 06 de março, quarta-feira
Horário: 11 horas às 12h30 (Depois da inauguração, o espaço seguirá aberto para visitação durante todo o dia)
Local: AptaHub Ribeirão Preto – Av. Bandeirantes, 2419 – Vila Virgínia