Ao passo que as pessoas entendem a importância de uma alimentação saudável em busca de longevidade e qualidade de vida, tornaram-se mais seletivas quanto aos produtos que consomem. Dados da Euromonitor apontam que o segmento de alimentos ‘free from’ – livres de componentes como açúcar e lactose -, na América Latina, tem crescido a uma taxa de 8% ao ano, com um aumento especial de interesse no Brasil.
E até receitas tradicionais começaram a ser adaptadas para atender a esta nova demanda de consumo. “Trouxemos para Ribeirão Preto o verdadeiro gelato italiano, que já é um produto livre de gordura hidrogenada e aditivos. E também investimos na especialização para versões sem lactose e zero adição de açúcar”, explica Ronie Oliveira, CEO do Grupo Pallato, proprietário da Delattio Gelato.
A gelateria acaba de lançar dois novos sabores zero açúcar: pistache e coco fresco. “Esta tem sido uma demanda recorrente em consumidores de diferentes idades. Outra opção muito requisitada e que já faz parte do nosso cardápio são os gelatos veganos”, continua.
Escolha certa e equilibrada
Muitas vezes, ao buscar uma alimentação saudável e equilibrada, algumas pessoas abrem mão da sobremesa para seguir o plano alimentar ou dieta. Mas, com as altas temperaturas em Ribeirão Preto, os gelatos ganham a preferência dos consumidores o ano todo.
Para a nutricionista Simone Galvão, nenhum alimento deve ser considerado ‘vilão’ quando se trata de alimentação saudável. A dica para aproveitar a sobremesa sem comprometer a saúde é fazer a escolha certa e equilibrada.
“Não tem nenhum problema em tomar um gelato depois de uma refeição ou durante o dia. O importante é limitar a frequência, quantidade e fazer boas escolhas”, explica Simone. “O mercado vem se especializando em doces com um valor agregado, com bons ingredientes e que apresentem um paladar idêntico às sobremesas tradicionais.”, conclui a nutricionista.