Atualmente em sua décima edição, festival criado em 2012 é o maior do mundo dedicado ao estilo India Pale Ale; em 2022, recebeu turistas de 18 estados e do Distrito Federal
O festival IPA Day Brasil, reforçou nesta terça-feira seu lugar de evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto. Foi aprovado em votação unânime na Câmara Municipal o projeto de Lei (nº 74/2023) de autoria do vereador Marcos Papa que instituiu e incluiu no calendário de datas e eventos do município o “IPA Day Brasil”.
A data passa a ser celebrada anualmente no primeiro ou segundo sábado de novembro como uma forma de reforçar a cidade como referência no mercado de cervejas artesanais bem como sua vocação como destino turístico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referidos pelos amantes da bebida. Este ano, a celebração acontecerá no primeiro sábado do mês, dia 4 de novembro.
“Desde a primeira edição, o espírito do IPA Day sempre foi ser uma confraternização dos amantes do estilo e um momento para apresentar tendências em insumos, lúpulos, tecnologias, novos sub-estilos que estão surgindo no mundo”, afirma Rafa Moschetta, organizador do festival.
O IPA Day tem ajudado a escrever a história da cerveja artesanal no Brasil e principalmente das IPAs. “Quando fizemos a primeira edição e reunimos 10 rótulos diferentes isso representava praticamente todas as IPAs comerciais disponíveis no mercado. Atualmente, temos milhares de IPAs registradas no Brasil, o que mostra o longo caminho que percorremos”, lembra Moschetta.
Turismo
Cerca de 70% dos cerca de 2 mil frequentadores que em média participam do festival são de outras cidades do Brasil. Isso beneficia a economia local ao longo do final de semana prolongado de novembro, movimentando o setor de hospedagem, bares, empórios e as cervejarias locais.
Esse perfil de destino turístico fez com que a organização do IPA Day Brasil criasse a Casa da IPA, um hotel oficial dos amantes do lúpulo, onde os hospedes têm acesso à degustação de cervejas e recebem mimos especiais. Para isso, foi firmada uma parceria com a agência de turismo LATZ Viagens, que oferece pacotes com passagens aéreas e a hospedagem.
O público é diverso com 64% de homens e 36% de mulheres vindos de 146 cidades de 18 estados e do Distrito Federal. Entre as principais cidades que mais enviam turistas estão São Paulo, Campinas e Uberlândia. Na lista dos top 10, constam ainda Uberaba, Rio de Janeiro e Campo Grande. No corte por faixa etária, 58% são maiores de 35 e 37% têm entre 26 e 35 anos. Dos turistas, 45% viajam entre 200 e 399 quilômetros de carro para participar do IPA Day.
Ao todo, ao longo de 11 anos, cerca de 15 mil amantes de IPAs já passaram pelas edições de Ribeirão Preto e São Paulo do festival. Destes, 52 tatuaram a marca do festival na pele.
O IPA Day também é conhecido por reunir grupos de voluntários, amantes das India Pale Ale e do evento. Eles que viajam de diversas partes do país para trabalhar no serviço de chopeiras e backstage, tornando o IPA Day um qualificador de mão-de-obra já que muitos desses aficionados buscam o evento para aprender sobre os bastidores e a organização de um evento cervejeiro.
Emprego e renda
“A primeira IPA do Brasil foi feita aqui, a Indica. Muitas outras de excelência vieram em seguida. Há anos trabalhamos pela promoção do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, que hoje tem cadeia produtiva importantíssima para a nossa cidade, região, estado e país. O IPA Day Brasil significa turismo, emprego, renda, amizade, entretenimento e alegria. Viva o IPA Day, Ribeirão Preto!,” comemora o vereador Marcos Papa, autor do projeto.
Além do evento nacional em Ribeirão Preto o IPA Day também exportou seu modelo de negócios e realiza uma edição estadual na capital paulista, celebrada no mês de agosto. A proposta da ea edição regional é a mesma, mas reúne apenas cervejas do estado de São Paulo e com a metade dos rótulos.
Na música o festival abraça a missão de apresentar e apoiar artistas da cena independente e, no caso da Capital, artistas que se apresentam na rua. As opções gastronômicas, criadas por food trucks, harmonizam com a potência das India Pale Ales.
Estilo preferido
Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, segundo dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpulo com mais de 4.300 internautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefere cerveja artesanal.
As IPAs são marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aromas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas.
Denominado assim pela primeira vez no final do século XVIII, em referência às cervejas mais fortes, alcoólicas e amargas que suportavam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não faltam variações desde a tradicional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e muitas mais.
IPA Day Brasil
Data: 04 de novembro de 2023
Local: Quintalinda Espaço para Eventos
(Rodovia Anhanguera, Km 303 – Ribeirão Preto – SP)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/ipa-day-brasil-2023/1791870
Ingresso 1º Lote – R$ 210,00
Ingresso Beer Geek (º Lote) – R$ 260,00