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O que pode ser feito nas 8h de funcionamento do comércio e orientações para lojistas e consumidores evitarem aglomerações

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região – e a CDL Ribeirão Preto- Câmara de Dirigentes Lojistas – esclarecem aos comerciantes sobre o que pode ser feito ao longo das 8h de carga horária para funcionamento dos estabelecimentos, levando em conta os decretos estadual e municipal que flexibilizam a quarentena no contexto da pandemia.

As quatro horas para atendimento presencial dos clientes ficaram restritas ao horário das 12h às 16h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados das 10h às 15h. Só é permitido o acesso de pessoas ao interior dos estabelecimentos respeitando a proporção de 20% da capacidade que constar no alvará.

IMPORTANTE: ao todo, são permitidas 4 horas de atendimento presencial dos clientes, no entanto, nas outras 4 horas restantes (até completar as 8h regulares de funcionamento) os lojistas podem desenvolver trabalhos internos e podem vender por meios eletrônicos utilizando os sistemas de Delivery (entrega no endereço do cliente) ou Drive-thru (quando o cliente retira a mercadoria no ponto indicado pelo lojistas, sem descer do veículo).

Orientações para que o lojista evite aglomeração de pessoas no comércio

  • Siga rigorosamente os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19 estabelecidos pelas autoridades em saúde e que têm sido amplamente divulgados pela mídia.
  • Faça um escalonamento da equipe para que a operação aconteça com o mínimo necessário de pessoas. Reforce junto aos seus colaboradores e consumidores que o uso de máscara de proteção é obrigatório dentro do estabelecimento. Exija que a máscara seja usada corretamente cobrindo totalmente o nariz e a boca.
  • Atualize-se e procure intensificar as vendas por canais eletrônicos, ex: WhatsApp, telefone, redes sociais, site, loja virtual ou Market Place. SINCOVARP e CDL podem ajudar!
  • Dê preferência por usar os sistemas de entrega Delivery (no endereço do cliente) ou Drive-thru (quando o cliente retira a mercadoria sem descer do veículo). Assim, o lojista agrada mais o cliente e o desestimula a ir à loja.
  • Fora do horário de atendimento ao público não venda na porta da loja nem realize Take out. Isso é proibido e pode gerar multa. O único segmento que pode fazer Take out é o de alimentação pronta.
  • Se puder, procure agendar o atendimento dos seus clientes. Escolha os horários de menor movimento.
  • Não realize liquidações ou promoções que façam as pessoas se aglomerarem na loja. Promoções estão proibidas pelos decretos estadual e municipal de flexibilização.
  • Direcione suas ofertas para os canais de venda on-line.
  • O aplicativo Varejo+, o App de vantagens oficial do comércio de Ribeirão Preto, disponibilizado pela CDL Ribeirão Preto e pelo SINCOVARP, pode ajudá-lo na divulgação de ofertas e direcionamento adequado para os canais on-line.
  • Evite fazer o cliente ir ao caixa da loja para efetuar pagamento de carnês ou prestações. Procure disponibilizar meios eletrônicos de pagamento para que o consumidor não precise ir ao estabelecimento.

Orientações para que o consumidor ajude a evitar aglomeração de pessoas no comércio

  • Siga rigorosamente os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19 estabelecidos pelas autoridades em saúde. Eles estão sendo amplamente divulgados pela mídia e na internet.
  • Use máscara de proteção o tempo todo e da forma correta, cobrindo totalmente o nariz e a boca.
  • Nesse momento, ir às lojas não é um programa de lazer! É programa de risco! Vá ao comércio somente se for necessário e, caso tenha de ir, evite levar crianças ou pessoas do grupo de risco com você.
  • Procure ir menos às lojas, optando por comprar mais produtos de uma só vez, caso possa.
  • Procure ficar em casa. Mantenha o isolamento social o quanto for possível. A quarentena não acabou, ela, apenas, foi flexibilizada.
  • Se tiver de ir trabalhar, evite desvios de caminho que possam gerar exposição ao Covid-19. Evite ir ao comércio apenas por impulso.
  • Dê preferência por comprar on-line e procure pedir que o produto seja entregue no seu endereço.
  • Você também pode optar por retirar a mercadoria no Drive-thru, sem precisar descer do veículo. Basta combinar com o vendedor da loja. É simples e rápido.
  • Se for às lojas, priorize horários de menor movimento. Evite a primeira e a última horas do período, entre 12h e 16h.
  • Se tiver de fazer algum pagamento de carnê ou prestação escolha meios eletrônicos. Se tiver de ir ao caixa da loja, respeite as regras sanitárias e sugira que o lojista disponibilize meios de pagamento para que este seja feito a distância.

Para mais esclarecimentos e solicitação do material, SINCOVARP e CDL mantêm uma Central de Atendimento ao Lojista pelo telefone (16) 3625.6924, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo WhatsApp (16) 99963.3105.

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

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