Tecnologia e Inovação

Pandemia e digitalização impulsionam tendência de pagamentos invisíveis no comércio online e presencial

Tecnologia com tecnologia Zoop, fintech de serviços financeiros, iFood e Zaitt oferecem pagamentos sem fricção, que trazem agilidade e praticidade ao processo de compra

 Pagamentos por aplicativos de transporte ou de delivery e utilização de carteiras digitais já se tornaram uma realidade de compra para milhões de consumidores no país. E essa experiência com transação praticamente instantânea e automática, também conhecida como pagamento invisível, ganha cada vez mais adeptos, especialmente em razão do crescimento das compras on-line, acelerado durante a pandemia da COVID-19.

Os pagamentos invisíveis nasceram no ambiente digital, principalmente em e-commerces e apps. Mais recentemente, lojas físicas passaram a adotar esse tipo de tecnologia, que já é bastante utilizada em países como os Estados Unidos. Essa evolução dos meios de pagamento oferece menor atrito, porque com ele o consumidor não precisa digitar números e códigos de cartões ou fazer algum tipo de transação em aplicativos de bancos. Seu grande atrativo é ser uma transação que a pessoa praticamente não percebe, o que reduz o tempo para completar a operação e as etapas das compras, melhorando, assim, a experiência do cliente.

A Zoop, fintech líder em serviços de financeiros, é a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de pagamentos do iFood, maior aplicativo de delivery do país. No caso da foodtech, os dados de cartões do cliente ficam registrados e os pedidos são feitos em poucos cliques e sem estresse no momento de concluir a compra, o que garante facilidade e rapidez para que a refeição, no fim, chegue rapidamente para o cliente.

“Os pagamentos invisíveis representam uma nova fase do processo de integração entre o comércio físico e o on-line, que é conhecido como o varejo omnichannel. A pandemia acelerou essa união dos dois universos e, com isso, os clientes têm novos hábitos de compra. Com a reabertura gradual do comércio, os consumidores passam a demandar essas facilidades de compra também no ambiente presencial. No Brasil, já vemos esse movimento de adoção de pagamentos mais práticos, como o pagamento por aproximação. Essa demanda do consumidor é um cenário ideal para o crescimento dos pagamentos invisíveis, que oferecem ainda mais praticidade”, avalia Rafael Lavezzo, especialista do mercado financeiro e Diretor de Receita da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Tecnologia financeira impulsiona os pagamentos invisíveis

Embora os pagamentos invisíveis já sejam uma realidade em alguns marketplaces e aplicativos, eles ainda não são massivamente adotados em todos os negócios digitais, o que representa uma grande oportunidade para o varejo, inclusive para estabelecimentos físicos. Em especial em razão da necessidade de distanciamento social gerada pela pandemia, os pagamentos invisíveis podem ser mais uma opção de transação sem contato físico entre o consumidor e vendedores.

Um exemplo dessa inovação é a Zaitt, startup brasileira de lojas 100% autônomas e que não possuem vendedores ou atendentes. Devido ao modelo de negócio, a empresa contou com a tecnologia da Zoop para adotar o pagamento invisível, reforçando a praticidade ao fazer compras. As lojas funcionam como pequenos mercados de bairro, com estrutura em vidro, que permite que todos vejam seu interior. Da entrada no estabelecimento ao pagamento da compra, tudo é feito por um aplicativo da loja, no celular do consumidor, de forma automatizada. Os clientes entram nas lojas com o app, escolhem os produtos desejados e no fim, não precisam ir ao caixa: cada produto escolhido tem um QR code e, com a ajuda do celular, o próprio cliente registra o que está levando e o pagamento é feito automaticamente no aplicativo.

Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, ressalta que modelos de negócios inovadores que utilizam novas formas de pagamento como essa, conseguem ser viabilizados com o suporte de uma boa estrutura tecnológica. “É impossível inovar sozinho. Precisamos contar com soluções que se integram não só à nossa tecnologia, mas à proposta de valor que queremos oferecer aos nossos clientes. E isso envolve tanto a segurança das transações como também a comodidade oferecida”, comenta o executivo.

Para a viabilização desses novos modelos de negócios com pagamento invisível e integrado a um sistema omnichannel, a tecnologia financeira tem papel fundamental. “Fintechs como a Zoop, que desenvolvem tecnologia para que empresas de todos os segmentos ofereçam aos seus clientes serviços financeiros, são fundamentais para apoiar a digitalização da economia. Com as nossas soluções tecnológicas, marketplaces e lojas físicas do varejo conseguem oferecer pagamentos invisíveis integrados ao seu sistema e em total conformidade regulatória. Dessa forma, incentivamos a criação de negócios inovadores como os dos nossos clientes iFood e Zaitt, que olham para o futuro do delivery e do varejo”, ressalta Lavezzo.

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.