Tecnologia e Inovação

Pandemia e digitalização impulsionam tendência de pagamentos invisíveis no comércio online e presencial

Tecnologia com tecnologia Zoop, fintech de serviços financeiros, iFood e Zaitt oferecem pagamentos sem fricção, que trazem agilidade e praticidade ao processo de compra

 Pagamentos por aplicativos de transporte ou de delivery e utilização de carteiras digitais já se tornaram uma realidade de compra para milhões de consumidores no país. E essa experiência com transação praticamente instantânea e automática, também conhecida como pagamento invisível, ganha cada vez mais adeptos, especialmente em razão do crescimento das compras on-line, acelerado durante a pandemia da COVID-19.

Os pagamentos invisíveis nasceram no ambiente digital, principalmente em e-commerces e apps. Mais recentemente, lojas físicas passaram a adotar esse tipo de tecnologia, que já é bastante utilizada em países como os Estados Unidos. Essa evolução dos meios de pagamento oferece menor atrito, porque com ele o consumidor não precisa digitar números e códigos de cartões ou fazer algum tipo de transação em aplicativos de bancos. Seu grande atrativo é ser uma transação que a pessoa praticamente não percebe, o que reduz o tempo para completar a operação e as etapas das compras, melhorando, assim, a experiência do cliente.

A Zoop, fintech líder em serviços de financeiros, é a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de pagamentos do iFood, maior aplicativo de delivery do país. No caso da foodtech, os dados de cartões do cliente ficam registrados e os pedidos são feitos em poucos cliques e sem estresse no momento de concluir a compra, o que garante facilidade e rapidez para que a refeição, no fim, chegue rapidamente para o cliente.

“Os pagamentos invisíveis representam uma nova fase do processo de integração entre o comércio físico e o on-line, que é conhecido como o varejo omnichannel. A pandemia acelerou essa união dos dois universos e, com isso, os clientes têm novos hábitos de compra. Com a reabertura gradual do comércio, os consumidores passam a demandar essas facilidades de compra também no ambiente presencial. No Brasil, já vemos esse movimento de adoção de pagamentos mais práticos, como o pagamento por aproximação. Essa demanda do consumidor é um cenário ideal para o crescimento dos pagamentos invisíveis, que oferecem ainda mais praticidade”, avalia Rafael Lavezzo, especialista do mercado financeiro e Diretor de Receita da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Tecnologia financeira impulsiona os pagamentos invisíveis

Embora os pagamentos invisíveis já sejam uma realidade em alguns marketplaces e aplicativos, eles ainda não são massivamente adotados em todos os negócios digitais, o que representa uma grande oportunidade para o varejo, inclusive para estabelecimentos físicos. Em especial em razão da necessidade de distanciamento social gerada pela pandemia, os pagamentos invisíveis podem ser mais uma opção de transação sem contato físico entre o consumidor e vendedores.

Um exemplo dessa inovação é a Zaitt, startup brasileira de lojas 100% autônomas e que não possuem vendedores ou atendentes. Devido ao modelo de negócio, a empresa contou com a tecnologia da Zoop para adotar o pagamento invisível, reforçando a praticidade ao fazer compras. As lojas funcionam como pequenos mercados de bairro, com estrutura em vidro, que permite que todos vejam seu interior. Da entrada no estabelecimento ao pagamento da compra, tudo é feito por um aplicativo da loja, no celular do consumidor, de forma automatizada. Os clientes entram nas lojas com o app, escolhem os produtos desejados e no fim, não precisam ir ao caixa: cada produto escolhido tem um QR code e, com a ajuda do celular, o próprio cliente registra o que está levando e o pagamento é feito automaticamente no aplicativo.

Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, ressalta que modelos de negócios inovadores que utilizam novas formas de pagamento como essa, conseguem ser viabilizados com o suporte de uma boa estrutura tecnológica. “É impossível inovar sozinho. Precisamos contar com soluções que se integram não só à nossa tecnologia, mas à proposta de valor que queremos oferecer aos nossos clientes. E isso envolve tanto a segurança das transações como também a comodidade oferecida”, comenta o executivo.

Para a viabilização desses novos modelos de negócios com pagamento invisível e integrado a um sistema omnichannel, a tecnologia financeira tem papel fundamental. “Fintechs como a Zoop, que desenvolvem tecnologia para que empresas de todos os segmentos ofereçam aos seus clientes serviços financeiros, são fundamentais para apoiar a digitalização da economia. Com as nossas soluções tecnológicas, marketplaces e lojas físicas do varejo conseguem oferecer pagamentos invisíveis integrados ao seu sistema e em total conformidade regulatória. Dessa forma, incentivamos a criação de negócios inovadores como os dos nossos clientes iFood e Zaitt, que olham para o futuro do delivery e do varejo”, ressalta Lavezzo.

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.