Especialista da Duoflex lista as principais maneiras de contornar a ressaca do feriado
Sinônimo de folia e agitação, o carnaval é a época do ano que tantos aguardam para dar aquela escapadinha da rotina. Porém, depois das festas, voltar ao ritmo com as energias revigoradas pode se tornar uma tarefa difícil.
A Consultora do Sono da Duoflex , Renata Federighi, dá quatro dicas essenciais para os foliões recuperarem as forças após dias intensos de comemoração que causam um acumulo de cansaço.
“Pequenas medidas já são suficientes para revigorar o corpo e a mente. A recuperação do sono deve ser feita de forma gradual e a longo prazo para restaurar o padrão natural. Por isso, é indispensável respeitar a rotina do sono e evitar exageros”, explica a especialista.
ADEQUE SEU CARDÁPIO
Uma refeição pesada antes de deitar pode prejudicar a qualidade do sono, principalmente se ingerir alimentos que dão energia. Durante o período noturno a digestão se torna mais lenta, por esse motivo é importante evitar os exageros nas porções e no consumo de alimentos de difícil digestão, muito gordurosos ou com alto índice glicêmico.
HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL
Assim como os alimentos, existem também os líquidos corretos. Água, sucos naturais e chás de cor clara devem ser prioridade na hora da hidratação. “Quanto mais líquidos bebemos, mais toxinas o nosso corpo elimina. Também são responsáveis por regular o nosso metabolismo”. O fundamental é que se beba em média 2 litros de água por dia, mas a quantidade pode variar de pessoa para pessoa.
OPTE POR ATIVIDADES LEVES
Por mais que os dias tenham sido intensos durante a folia, engana-se quem pensa que a recuperação é proveniente apenas do repouso. Descansar é importante, mas a especialista indica atividades físicas leves que liberem endorfina, hormônio que produz sensação de bem-estar. “É normal que nosso corpo fique tenso depois de grandes eventos, dando espaço às dores musculares. Um simples alongamento promove relaxamento e oxigenação para as células”, certifica Renata. Porém alerta para que os exercícios sejam feitos sempre até 3 ou 4 horas antes de deitar, para não atrapalhar o descanso.
GARANTA UM SONO DE QUALIDADE
Os horários irregulares de sono devem ser reajustados para que as fundamentais 7/8 horas bem dormidas sejam asseguradas. Para isso, é necessário um ambiente calmo, escuro, bem arejado e confortável. “Colchão e travesseiros corretos são indispensáveis. O primeiro deve ser macio o suficiente para deitar sem afundar, já o travesseiro deve sustentar a cabeça e alinhar a coluna”. A posição mais indicada para dormir é a lateral com os joelhos semiflexionados e, de preferência, com um travesseiro entre eles. “É durante a noite que recuperamos as energias gastas, por isso devemos prioriza-las” finaliza a especialista.
Sobre a Duoflex: http://www.duoflex.com.br
Adicionar comentário