Notícia

Pós-pandemia: diretor técnico da Bodytech pontua quais serão as mudanças, desafios e oportunidades no mercado fitness

O novo normal será um momento de resiliência

Existem vários questionamentos, dúvidas e temores de como será a retomada da rotina no país. “A única certeza é que nada será como antes. Vamos mudar nossa maneira de encarar a vida, mudar hábitos, dar mais atenção à saúde, viver com menos, valorizar amizades e parcerias, aproveitar cada detalhe da rotina diária essas serão as principais adaptações ao novo normal”, pontua Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

A Covid-19 foi e é um alerta para mostrar que a atividade física é uma excelente opção para manter a saúde física e mental em dia e a imunidade alta. Muitas comorbidades como pressão alta, diabetes e obesidade são combatidas e amenizadas com a realização diária de exercícios. Felizmente, as pessoas entenderam, que para mudar hábitos, é fundamental sair da zona de conforto, dar o primeiro passo e criar uma rotina saudável.  “Saúde se constrói na academia, é ambiente seguro, e um apoio crucial na prevenção de doenças, manter-se ativo é o melhor remédio, sempre com o auxílio e apoio de profissionais gabaritados”, alerta Netto.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Harvard demonstrou que, das 58,7 milhões de mortes ocorridas no mundo em 2018, 9% (ou 5,3 milhões de mortes) podiam ser atribuídas à insuficiência de atividade física. Esses dados reforçam a necessidade e a importância da prática de atividades físicas orientada por profissionais capacitados para desempenhar tais funções.

As estimativas dos pesquisadores demonstraram, ainda, que a falta de atividade foi responsável por 6% dos óbitos por doenças cardíacas, 7% por diabetes do tipo 2, 10% por câncer de mama e 10% por câncer de cólon. No total, 1,3 milhão de vidas por ano poderiam ser poupadas se a inatividade fosse reduzida em 25%.

Durante a crise, profissionais de Educação Física tiveram a profissão valorizada, uma vitória importante para a categoria, dando início a uma nova maneira de realizar atividade à distância com o auxílio do professor ao vivo, cada um em sua casa. Muitas pessoas começaram a treinar durante a pandemia e outras mantiveram a rotina com algumas adaptações. Além de todos os benefícios proporcionados pela prática de atividade física é uma maneira positiva para seguir os dias de isolamento com interação, conversas, risadas, ou seja, uma válvula de escape para manter a sanidade.

 As aulas on-line ganharam espaço e devem continuar após a pandemia, principalmente em dias de chuva, ou por conta do trânsito, e de previstos, há brasileiros que moram fora e sentem falta das aulas com seus professores preferidos, agenda complicada e até mesmo no dia em que estamos com preguiça de sair de casa.

Na China, 35% das matrículas realizadas após a liberação das academias foram efetuadas por pessoas que nunca pensaram em frequentar este tipo de ambiente. Essa atitude é esperada no Brasil onde apenas 4% da população realiza atividade física em academias.  

Segundo Eduardo, “todas as modificações estão sendo pautadas, desde o início da quarenta, em acertos e erros cometidos na Europa e na Ásia. Para garantir um ambiente seguro e tranquilo, a Bodytech adotou regras mais rígidas de frequência e higienização. No quesito limpeza, uma equipe especializada em desinfecção foi contratada para limpar a academia três vezes por dia. O sistema de ar acondicionado fará a troca do ar sete vezes por hora. Todos devem usar máscaras e respeitar o distanciamento. Nossa principal preocupação é a saúde e o bem-estar dos nossos clientes, professores e colaboradores”.

O maior bem da Bodytech são seus clientes, professores e colaboradores. A cada sinal verde para reabertura de novas unidades, são agendadas reuniões, para definir como será o novo normal, e quais serão os cuidados e as orientações para todos do time.

Muitos aguardam com ansiedade a reabertura das unidades. “Esse sentimento está presente em todos da Bodytech. É como inaugurar cada unidade outra vez, com a mesma expectativa, desejo de ver clientes treinando pela musculação, nas salas, cada um apreciando o momento e se sentindo parte da nossa família”, declara Netto.

As regras para a nova rotina estão sendo determinadas por cada estado. Algumas exigências valem para todos, por exemplo: medição de temperatura na recepção e, constatada qualquer anormalidade, o cliente deve retornar para casa; dispenser de álcool em gel espalhados pelo ambiente; higienização das mãos para entrar e durante todo o período na unidade; limitação de frequentadores e equipamento; cada cliente deve levar sua garrafa de água e toalha; distanciamento de um metro e meio entre as pessoas; higienização antes e depois da utilização do equipamento com papel toalha; marcações  de distanciamentos nos ambientes da musculação, cardio e nas aulas coletivas. Todas as adaptações estão de acordo com as orientações da OMS e do Ministério da Saúde. 

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar