Cultura, Lazer, Entretenimento e Celebridades

BBB20: como o novo jeito de consumir conteúdo transformou o maior reality do Brasil

*Por Lucas Lanzoni

O Big Brother 20 chegou e com ele algumas discussões, polêmicas e aquela sensação de que o programa domina todas as conversas na internet. Mas, a verdade é que essa edição vai muito além disso: o BBB 20 trouxe a tona a reflexão sobre como as redes sociais estão cada vez mais interligadas a televisão e como potencializaram a influência que esse meio de comunicação exerce na vida dos brasileiros. Afinal, é o conteúdo da TV que incentiva as discussões no Twitter e Instagram, por exemplo, ou é a vida online que estimula a audiência da telinha?

A nova edição do programa conta com influenciadores digitais e pessoas anônimas, o que estimulou ainda mais que o público da internet se unisse a TV. Não que nas últimas edições, isso já não tenha acontecido, mas nesta conseguimos observar exemplos, muito bem executados, de transmídia, como o da influenciadora digital de moda e beleza Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, que em uma ação coordenada, sincronizou as postagens de suas redes com as roupas usadas no programa, destacando patrocinadores da influenciadora aos mais de 9 milhões de seguidores. A ideia fez com que ela atraísse o público da TV para o seu Instagram, e também para as marcas divulgadas.

Em contrapartida, a Boca Rosa, perdeu mais de 400 mil seguidores (e contando) depois de se unir a participantes considerados tóxicos pelo público. A repercussão negativa naquele momento fez com que uma foto de look postada por sua equipe com mais de 92 mil comentários tivesse uma grande parte de menções negativas.

Por outro lado, Manu Gavassi segue o caminho contrário. A cantora e atriz iniciou sua campanha virtual muito antes do BBB 20 começar e lançou uma série de vídeos em seu Instagram com o título “Who the fuck is Manu Gavassi?”. A ideia era dar boas vindas ao público que nunca ouviu falar da influenciadora, assim como atrair e interagir de forma bem humorada com seus novos e antigos seguidores. A estratégia se tornou um sucesso: quando foi anunciada sua participação no BBB, Manu tinha 4,4 milhões de seguidores em seu perfil e agora já ultrapassa mais de 7 milhões.

Além disso, Manu Gavassi indiretamente incentivou os espectadores do programa buscarem o significado da palavra “sororidade” no Google, depois de usá-la em seu discurso para formar o paredão no domingo em que indicou o brother Felipe Prior. De acordo com o buscador, a procura pela palavra subiu em 250%. Esse comportamento da audiência do programa demonstra o estreitamento cada vez maior entre o on e o offline.

Mas, o oposto também é verdade. Os jovens da geração Z, por exemplo, passaram a consumir conteúdos originalmente do offline dentro das redes sociais. Um dos motivos disso é que o ambiente digital permite a troca instantânea de informações e interação em tempo real, fator que além de tornar esse consumo muito mais interessante para esse público promove o surgimento e compartilhamento de memes, fanfics e muitos outros produtos originários da internet que nada mais são do que a ressignificação do produto de mídia original.

Em resumo esse público que consome cada vez mais Youtube, Tik Tok ou Twitter, encontraram no ambiente digital uma forma tanto de de se engajar em causas ou apenas se tornar “comentarista de BBB”. Esse telespectador nativo digital participa de cada etapa da competição e é capaz de pedir a expulsão de um participante ou cancelar provas do programa, por reclamar nas redes.

A verdade é que o BBB 20 é assunto em todas as plataformas de comunicação do país. E a ideia aqui não é analisar o conteúdo do programa, mas levantar o debate sobre o impacto dessas diferentes ferramentas no dia a dia do público e também dos influenciadores. Os alarmistas poderiam dizer que a TV vai acabar e que o Big Brother não duraria vinte anos, mas o que assistimos agora mostra que programas que atraem o interesse do público, movimentam também suas redes. Essa simbiose entre internet e TV ainda vai render muitos frutos (e discussões) interessantes, vale acompanhar.

Sobre o porta voz
Lucas Lanzoni é coordenador de marketing na Squid, empresa especializada em marketing de influência. É formado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e tem mais de sete anos de experiência em comunicação corporativa e empresas com foco em cultura urbana, consumo e comportamento jovem e inovação.

queren

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

queren

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.