Cultura, Lazer, Entretenimento e Celebridades

Em sua 4ª edição, projeto Combinando Palavras apresenta grandes nomes da literatura

É o quarto ano de funcionamento do projeto que começou neste mês de março com oficinas e terá seu ponto maior durante a 20ª Feira Internacional do Livro (FIL), quando estudantes se encontram com autores. Projeto atenderá a cerca de 8 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além da Fundação Educandário, Etec, Adevirp e Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis

 Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Sesc Ribeirão Preto apresentamos autores que participam da 4ª edição do projeto Combinando Palavras, atividade que integra a programação da 20ª edição da FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020, com o tema “20 anos depois e agora?”. O Combinando Palavras é uma realização da Fundação do Livro e Leitura, SESC Ribeirão, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, Secretaria da Educação, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, ETEC José Martimiano da Silva, Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis e Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto) que, neste ano, se juntam e acrescentam uma novidade: o projeto passa a fazer parte do MMR – Método de Melhoria de Resultado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (para alunos da rede estadual).

Participam desta edição os autores: Antonio Prata, Daniel Galera, Lourenço Mutarelli, Cidinha da Silva e Jarid Arraes, para os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino. Semíramis Paterno, autora infantojuvenil homenageada pela 20ª FIL, será trabalhada com os alunos do ensino fundamental (6º ano) da rede municipal. Os alunos da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira irão estudar o escritor e professor pertencente à etnia indígena Mundurucu, Daniel Munduruku. Já os alunos da ETEC José Martimiano da Silva terão contato com a obra do autor Sérgio Vaz, que mais uma vez retorna ao programa e à cidade. 

Além dos alunos das redes municipal, estadual, particular de ensinodaFundação Educandário Cel. Quito Junqueira e ETEC José Martimiano da Silva, o Combinando Palavras atenderá a novos públicos neste anoCom o crescimento do projeto, demandas surgiram e algumas derivações concretizaram-se: a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto) passa a fazer parte desta 4ª edição, com as obras do autor e professor de Ribeirão Preto, Luiz Puntel. O Centro de Progressão Penitenciária, de Jardinópolis, também receberá o programa, com o autor Sérgio Vaz, que irá até a penitenciária, no dia 4 de junho.


Segundo Adriana Silva, curadora da 20ª edição da Feira Internacional do Livro, o projeto proporciona o encontro dos alunos com os autores, o que é a melhor condição de entender a obra de cada escritor. “É um esforço coletivo e quem mais ganha é o aluno”. Por isso, a participação e adesão das escolas é muito importante. “Não fazemos o Combinando Palavras sem os professores. É uma relação de dependência”, destaca. E são as respostas dos próprios autores, que já participaram do projeto, que comprova a abertura de possibilidades que a atividade oferece. “A escritora Alice Ruiz me disse, uma vez, que encontro com os estudantes proporcionou uma relação tão grande que eles entenderam sua obra muito mais do que muitos críticos literários”, relembra.

Para Lucas Molina, gerente adjunto do Sesc, o Combinando Palavras externaliza a missão institucional de educação e democratização do acesso à cultura. “É um caminho de fortalecimento dos laços do Sesc com as instituições, com as escolas e com os escolares, sendo os alunos os protagonistas da ação”. O gerente destaca que o projeto, que já atendeu mais de 22 mil alunos, estimula o contato contínuo com a palavra, o livro e a literatura. “É com esse estímulo que o projeto vem traçando, por meio da cultura, novas possibilidades de leitura, de mundo e de futuro, sendo um marco para o Sesc Ribeirão Preto como projeto contínuo e processual”, destaca.

Metodologia comprovada

As habilidades que o projeto desenvolve nos alunos, além da reconstrução, é imensa. Uma delas é a criação de novos leitores. É o que comprova a pesquisa realizada em 2019 pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Alunos voluntários do curso de Publicidade e Propaganda e voluntários da Feira do Livro aplicaram a pesquisa entre os dias 10 de junho a 14 de junho em 227 alunos de 58 escolas (28,6% no Teatro Municipal e 71,4% no Theatro Pedro II). Com supervisão dos docentes Daniela Tincani e Renato Campos, a pesquisa mostra que 96% dos entrevistados leu algum livro nos últimos três meses.  Em relação ao conhecimento do autor, de acordo com a percepção dos docentes, a pesquisa aponta que ‘os alunos passaram de nenhum/pouco conhecimento a algum conhecimento sobre o autor apresentado durante o projeto’. Já em relação ao gosto pela leitura, a pesquisa revela que os alunos ‘gostavam mais ou menos de ler livros antes de participarem do Combinando Palavras e após o projeto passaram a gostar muito’. “A pesquisa comprova que a metodologia aplicada no projeto está funcionando. Estamos no caminho certo”, destaca Adriana Silva.

E é esse crescimento e surgimento de novos leitores, comprovados pela pesquisa, que evidencia que a união faz a força. “O trabalho realizado ao longo dos 73 anos de existência do Sesc na cidade, bem como as 19 edições da Feira do Livro e os projetos apoiados por diferentes parceiros culturais, fazem com que a realidade de leitura e leitores seja menos árida do que em outras localidades, mas ainda há muito que avançarmos”, mostra Lucas Molina. Nesta edição, a instituição propôs uma formação mais extensa com os professores da rede de ensino, mergulhando profundamente em cada autor e suas potencialidades, além do reforço no acervo da biblioteca do Sesc, que atualmente conta com cerca de 10 mil títulos, para uso comunitário.

Para Isabel Cristina Cassanta, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, o Combinando Palavras oferece novas oportunidades aos alunos. “Além do contato com o autor, os alunos podem vivenciar, ler as obras e isso é oportunizar. O projeto está atrelado à formação dos professores, que leva esse conhecimento para a sala de aula para desenvolver com os alunos. É uma junção de muitos elementos: ganha o aluno, o professor, a escola e, principalmente, conseguimos desenvolver o que a educação e a escola se propõe a fazer”.

Quem compartilha da mesma opinião é Paula Rezende Hautz Dias, coordenadora pedagógica de projetos de formação docente da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Educacional Paulo Freire. Para ela, o Combinando Palavras instiga o aluno a construir conhecimentos e a pensar, além de desenvolver a criatividade. “É um projeto que permite o conhecimento de mundo, pois faz com que o aluno encontre seu lugar, o que agrega muito no aprendizado e no desenvolvimento, oferecendo oportunidades para que ele seja protagonista do seu próprio mundo, tornando-o sujeito crítico e social”.

O projeto

Desde 2017, o Combinando Palavras já atendeu a mais de 22 mil alunos, mais de 100 escolas e cerca de 13 cidades da região. Já foram trabalhados 21 escritores e mais de 60 professores envolvidos por edição. Para participar do Combinando Palavras cada unidade escolar participante deverá fazer suas inscrições por aluno e escolher o autor que vai trabalhar.

Durante a 20ª FIL, o Combinando Palavras acontece de 1º a 5 de junho, nos teatros Municipal, Marista e Pedro II, e atenderá a cerca de 8 mil alunos: 5 mil estudantes de escolas estaduais, 2 mil da rede municipal de ensino, 500 do Educandário, 500 da Etec e cerca de 100 da Adevirp. Participam as escolas das cidades de Ribeirão Preto, São Simão, Batatais, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, Brodowski, Luiz Antônio, Cravinhos, Santa Rosa do Viterbo, Cajuru e Serrana.


Encontros preparatórios com o autor

Outra novidade nesta edição é que, no mês de abril, o Sesc Ribeirão Preto promoverá encontros (abertos ao público) com cada autor do Combinando Palavras, às quartas feiras, 20h. “O bate-papo será sobre as produções literárias, processos criativos e obras escolhidas e distribuídas para as escolas. Trata-se de um momento de interação e contato aproximado com quem escreve, podendo contribuir para o processo de formação”, destaca Vitor Hugo Vieira, técnico responsável por literatura do Sesc. Os autores estarão em Ribeirão Preto nas seguintes datas: 1/4 (Jarid Arraes), 8/4 (Cidinha da Silva), 15/4 (Lourenço Mutarelli), 22/4 (Antonio Prata) e 29/4 (Daniel Galera).

Oficinas de Formação

Nesta quarta-feira (11/03) os professores e coordenadores da disciplina de Língua Portuguesa das escolas estaduais da cidade e região participaram das oficinas de formação com os profissionais Carmen Cagno, Daniela Penha, Míriam Fontana, Luciana Paschoalin e Laura Abbad.

Nestes encontros, promovidos pelo Sesc Ribeirão Preto, foram disponibilizadas informações gerais, bem como materiais de apoio com as características de cada autor e de suas obras para que os docentes possam explorar histórias destes escritores em sala de aula. A atividade também orientou dinâmicas de estudos e outros tipos de produções para as aulas.


PROGRAMAÇÃO
*Todas as atividades do projeto Combinando Palavras são exclusivas para alunos e só podem participar escolas agendadas previamente.

01/06 (segunda-feira)

8h30 às 10h / Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Antonio Prata (para alunos da rede estadual)

8h30 às 10 / 14h30 às 16h / Teatro Municipal

Combinando Palavras com Semíramis Paterno (para alunos da rede municipal)

02/06 (terça-feira)

8h30 às 10h / Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Daniel Galera (para alunos da rede estadual)

9h às 10h30 / Teatro Municipal

Combinando Palavras com Daniel Munduruku (para alunos do Educandário)

03/06 (quarta-feira)

8h30 às 10 / Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Lourenço Mutarelli (para alunos da rede estadual)

8h30 às 10 / 14h30 às 16h / Teatro Municipal

Combinando Palavras com Semíramis Paterno (para alunos da rede municipal)

04/06 (quinta-feira)

8h30 às 10h / Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Cidinha da Silva (para alunos da rede estadual)

8h30 às 10h / Teatro Municipal

Combinando Palavras com Sérgio Vaz (para alunos Etec)

14h30 às 16h / Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis

Combinando Palavras com Sérgio Vaz (para detentos da penitenciária)

05/06 (sexta-feira)

08h30 às 10h / Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Jarid Arraes (para alunos da rede estadual)

19h30 às 21h / Teatro Marista

Combinando Palavras com Luiz Puntel (para integrantes da Adevirp)

SOBRE OS AUTORES PARTICIPANTES

Antonio Prata: escritor, cronista e roteirista, reconhecido como uma das vozes de maior destaque da nova geração de escritores nacionais. Colaborou com o jornal O Estado de S. Paulo, além de ter escrito séries para a Globo, HBO, MTV e Multishow. 
Atualmente assina coluna semanal no caderno Cotidiano, da Folha de S. Paulo. É autor das obras ‘Douglas e Outras Histórias’ (2001), ‘O Inferno Atrás da Pia’, (2004), ‘Adulterado: crônicas’, (2009); ‘Felizes Quase Sempre’, (2013), entre outras. Em 2014, foi anunciado como o vencedor na categoria crônicas do 2º Prêmio Brasília de Literatura, com a obra ‘Nu, de botas’, coletânea em que reconstrói, de forma bem-humorada, episódios marcantes da sua infância. Em 2012, foi incluído na lista da revista Granta como um dos 20 melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos. 

Daniel Galera: escritor e tradutor literário, considerado um dos melhores autores de sua geração. De família gaúcha, foi criado em Porto Alegre (RS) e formou-se em Publicidade, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi um dos primeiros a fazer uso da internet para publicar textos. Entre os anos de 1998 e 2001 foi colunista fixo do mailzine eletrônico CardosOnline. Estreou na ficção com o livro de contos ‘Dentes guardados’ (2001). Escreveu cinco romances: ‘Até o dia em que o cão morreu’ (2003), ‘Mãos de cavalo’ (2006), ‘Cordilheira’ (2008), ‘Barba ensopada de sangue’ (2012) e ‘Meia-noite e vinte’ (2016).

Daniel Galera

Lourenço Mutarelli: romancista, quadrinista e dramaturgo. Cursou Educação Artística na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Dois anos depois, o aperfeiçoamento técnico fez com que iniciasse uma longa carreira como redator e desenhista de quadrinhos. Em 2002, lançou ‘O Cheiro do Ralo’, romance de estreia, posteriormente adaptado para o cinema. Em 2002 também lançou o quadrinho ‘A Soma de Tudo’, no Brasil, Portugal e Espanha. Os romances ‘O Natimorto: Um Musical Silencioso’ e ‘Jesus Kid’ foram publicados, nessa ordem, em 2004.  Em 2005, a Companhia da Mentira encena seu primeiro texto de teatro, ‘O que Você Foi Quando Era Criança?’.

Lourenço Mutarelli

Cidinha da Silva: Escritora, autora das peças teatrais ‘Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas’ e ‘Os coloridos’. É editora da Fanpage cidinhadasilvaescritora e colunista dos portais Forum, Geledés e Diário do Centro do Mundo. Sua estreia na literatura afro-brasileira se dá com a coletânea em prosa ‘Cada Tridente em seu lugar’ (2006). Os volumes ‘Você me deixe, viu?’, ‘Eu vou bater meu tambor!’ (2008), confirma sua atuação na literatura relacionada à alteridade e inclui escritos voltados para o universo da homoafetividade. É fundadora do Instituto Kuanza. Participou do volume coletivo ‘Rap e educação, rap é educação’ (1999). Contribuiu com um capítulo para o livro ‘Racismo e anti-racismo na Educação: repensando a nossa escola’. Organizou e participou da edição ‘Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras’ (2003). Escreveu artigos sobre relações raciais e de gênero, publicados no Brasil, Uruguai, Costa Rica, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e Itália.

Cidinha da Silva: 

Jarid Arraes: nasceu em Juazeiro do Norte (CE). É escritora, cordelista, poeta e autora do premiado ‘redemoinho em dia quente’, vencedor do APCA de literatura, na categoria contos. Escreveu ‘Um buraco com meu nome’, ‘As Lendas de Dandara’ e ‘Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis’. Em São Paulo criou o ‘Clube da Escrita para Mulheres’ onde realiza encontros periódicos para encorajar mulheres que escrevem ou desejavam começar a escrever. É um projeto gratuito que se expandiu em 2017 e se tornou um coletivo contando com a participação de outras integrantes e escritoras. Tem mais de 70 títulos publicados em literatura de cordel.

Jarid Arraes: 

Daniel Munduruku: é escritor indígena, graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia. É doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores, é comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior, entre eles, o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq), Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Ganhador do Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018.

Daniel Munduruku

Semíramis Paterno: Trabalha na área editorial como autora, ilustradora e editora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Farias Brito-SP. É autora das obras infantojuvenis ‘A cor da vida’, ‘O Criador’, ‘Dona Tricotina Tapeceira’, ‘O menino que enxergava com o coração’, ‘Pé de Passarinho’, entre outras.

Semíramis Paterno

Sérgio Vaz: poeta, cofundador do Sarau da Cooperifa (fundado em 2001), movimento literário que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro Cultural e um dos percussores da literatura periférica. É autor de oito livros: ‘Subindo a ladeira mora a noite’, ‘A margem do vento’, ‘Pensamentos vadios’, ‘A poesia dos deuses inferiores’, ‘Colecionador de Pedras’, ‘Cooperifa – Antropofagia Periférica’, ‘Literatura, pão e poesia’, Flores de Alvenaria’.

Sérgio Vaz:

Luiz Puntel: professor de redação e oratória há 35 anos. É também autor de livros de literatura juvenil e de paradidáticos, entre eles, ‘Açúcar Amargo’.

Luiz Puntel


queren

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

queren

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.