Saúde, Beleza e Estética

Ganhou papada na quarentena? Recupere a forma antes de apelar para a harmonização facial

Especialista explica o que deve ser levado em conta antes do procedimento

Com o ganho de peso na quarentena, o corpo acaba mudando e as alterações das feições faciais ficam logo perceptíveis. Para o cirurgião Roberto Chacur, é possível voltar a ter o rosto de antes. Mas técnicas invasivas merecem cautela.

“Se a nova aparência é apenas temporária, devido à quarentena, o ideal é que a pessoa busque retomar a dieta e a prática de exercícios físicos. E que deixe os procedimentos estéticos para uma segunda etapa, se esse for o caso. Sessões de drenagem linfática podem ajudar a aliviar algum acúmulo de líquido no local, que normalmente é causado por excesso de sal”, explica.

Se ainda assim a mudança de feições incomodar, é importante buscar um profissional de confiança. Chacur lista o que é preciso levar em conta antes de um procedimento estético como a harmonização facial com preenchimento. Confira a seguir:

O que o paciente precisa levar em conta antes de realizar a harmonização facial com preenchimento?

O paciente precisa estar atento a três fatores: qualificação do profissional, produto utilizado e higiene do ambiente onde o procedimento será realizado. Por ser um tratamento não cirúrgico, realizado com anestesia local, em menos de uma hora e que não necessita de internação, é comum as pessoas pensarem em preenchimento como uma técnica de baixa complexidade. Para prevenir eventuais complicações, é ideal que o preenchimento seja realizado por um médico capacitado. A dica é, antes de realizar a técnica, procure pesquisar sobre a experiência do médico, o tempo de atuação, a participação em congressos e cursos de atualização, além da publicação de pesquisas e artigos sobre o tema.
Além disso, a harmonização facial pode ser realizada com diferentes produtos, absorvíveis ou definitivos. Questione o médico qual a marca comercial do produto que será utilizado e consulte o site da Anvisa para saber se ela é liberada. Não existe produto genérico ou manipulado.

Antes de agendar a sessão solicite também o alvará da vigilância sanitária atestando que o local onde o procedimento será realizado possui condições de higiene adequadas. Jamais aceite realizar uma harmonização em casa, salões de beleza ou quarto de hotel. Na hora do procedimento, solicite que a embalagem seja aberta na sua presença e se certifique de que é o mesmo produto informado pelo médico, aproveite também para conferir a validade.

Atentando para estes três fatores é possível reduzir para quase zero as chances de possíveis complicações e aumentar consideravelmente a probabilidade de alcançar o efeito esperado.

Como é feita a análise para saber o que aquele paciente precisa mudar sem ficar com a fisionomia artificial?

Recursos como cefalometria, rácio dourado e Máscara Phi são algumas das referências científicas utilizadas pelo médico na avaliação do rosto, que ajudam a definir um tratamento personalizado para que seja possível produzir efeitos mais previsíveis e menos variáveis. A utilização desses recursos é o que diferencia a harmonização de embelezamento. Embora o processo possa produzir uma aparência mais interessante, o conceito de harmonização procura oferecer uma postura diferente de um tratamento estético comum, sempre respeitando a proporção natural do rosto de cada paciente, evitando prometer resultados ou reproduzir atributos físicos de celebridades, por exemplo.

Outro recurso utilizado para evitar a fisionomia artificial é a associação de técnicas. Embora esteja muito ligada ao preenchimento, a harmonização facial pode incluir desde técnicas de maquiagem e visagismo, até diferentes procedimentos estéticos, como bichectomia, tratamento para papada, toxina botulínica, fios de sustentação, laser CO2 fracionado, ultrassom microfocado, jato de plasma e tratamentos odontológicos. Tudo depende da avaliação do médico, isso porque apesar do preenchimento ser uma técnica versátil, a combinação de vários recursos possibilita não apenas um efeito aditivo, mas sinérgico, que contribui de forma decisiva para uma aparência mais natural.

Para quem engordou na quarentena e está com o rosto mais cheinho, é possível investir na harmonização facial para afinar o rosto? Como é feita essa análise?

Um eventual aumento de medidas, com ou sem ganho de peso, não deve ser motivo de preocupação neste momento. No entanto, reclamações de rosto redondo e bochechas grandes são frequentes no consultório. Quando o formato do rosto é um fator congênito, em que não há sintomas de inchaço ou de sobrepeso, podemos pensar em duas opções. Ao analisar as proporções faciais o médico poderá indicar uma associação de preenchimentos ou Bichectomia. Combinando o preenchimento das maçãs do rosto com preenchimento da mandíbula é possível produzir um efeito blush similar ao da maquiagem, o que possibilita disfarçar o tamanho das bochechas.

Para quem trabalha muito, mesmo em home office, e tem aquela aparência de cansaço, mas pouco tempo para se dedicar aos cuidados do Skincare, é válido investir na harmonização facial para reduzir olheiras e levantar o olhar?

Sim. Embora seja importante frisar que melhores resultados dependem de cuidados diários, a harmonização facial pode evitar a aparência cansada. A harmonização na região dos olhos pode ser realizada com toxina botulínica para arquear as sobrancelhas ou com preenchimento para produzir o feito Fox Eyes, que está sendo muito procurado. Nas pálpebras inferiores é importante diferenciar as olheiras de cansaço das olheiras de nascença ou causadas pelo envelhecimento. As olheiras vermelhas, azuladas ou roxas são causadas por estresse, cansaço, falta de sono, dificuldade de circulação e afinamento da pele. Nesses casos, a melhor conduta é descansar, mas compressas frias, drenagem linfática ou luz pulsada podem ajudar a promover a vasodilatação e restaurar o fluxo sanguíneo. Contudo, muitas olheiras podem ser uma herança genética característica de pessoas que possuem o globo ocular mais profundo, o que leva a formação de uma sombra na pálpebra inferior. As olheiras profundas podem ser tratadas através do preenchimento dessa depressão.

Em tempos de pandemia, em que as pessoas são orientadas a ficar em casa, é possível fazer esse procedimento sem colocar a vida do paciente em risco?

Sim. Durante a pandemia estamos trabalhando com horários limitados para que seja possível manter o distanciamento entre os pacientes e evitar aglomerações na sala de espera. Além disso, todos os nossos protocolos de higiene que já eram rigorosos foram intensificados para prevenir a disseminação do vírus.

Como é a recuperação?

Na maioria dos casos o paciente pode voltar à rotina no mesmo dia, devendo evitar apenas esforço físico e exposição solar por uma semana. A harmonização facial tem se popularizado por dois motivos: uma aparência natural, respeitando as características faciais de cada paciente e a utilização de procedimentos não cirúrgicos de curta recuperação. Geralmente o paciente apresenta apenas sensibilidade, inchaço e eventuais hematomas, que são respostas esperadas do corpo à intervenção e regridem naturalmente em cerca de uma semana.

Lica Gimenes

Lica Gimenes é uma influenciadora digital de Ribeirão Preto e colunista com mais de 20 anos de experiência. Com uma abordagem envolvente e diversificada, ela aborda uma ampla gama de temas, sempre trazendo informações relevantes e insights únicos para seu público fiel.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar