Saúde, Beleza e Estética

Ganhou papada na quarentena? Recupere a forma antes de apelar para a harmonização facial

Especialista explica o que deve ser levado em conta antes do procedimento

Com o ganho de peso na quarentena, o corpo acaba mudando e as alterações das feições faciais ficam logo perceptíveis. Para o cirurgião Roberto Chacur, é possível voltar a ter o rosto de antes. Mas técnicas invasivas merecem cautela.

“Se a nova aparência é apenas temporária, devido à quarentena, o ideal é que a pessoa busque retomar a dieta e a prática de exercícios físicos. E que deixe os procedimentos estéticos para uma segunda etapa, se esse for o caso. Sessões de drenagem linfática podem ajudar a aliviar algum acúmulo de líquido no local, que normalmente é causado por excesso de sal”, explica.

Se ainda assim a mudança de feições incomodar, é importante buscar um profissional de confiança. Chacur lista o que é preciso levar em conta antes de um procedimento estético como a harmonização facial com preenchimento. Confira a seguir:

O que o paciente precisa levar em conta antes de realizar a harmonização facial com preenchimento?

O paciente precisa estar atento a três fatores: qualificação do profissional, produto utilizado e higiene do ambiente onde o procedimento será realizado. Por ser um tratamento não cirúrgico, realizado com anestesia local, em menos de uma hora e que não necessita de internação, é comum as pessoas pensarem em preenchimento como uma técnica de baixa complexidade. Para prevenir eventuais complicações, é ideal que o preenchimento seja realizado por um médico capacitado. A dica é, antes de realizar a técnica, procure pesquisar sobre a experiência do médico, o tempo de atuação, a participação em congressos e cursos de atualização, além da publicação de pesquisas e artigos sobre o tema.
Além disso, a harmonização facial pode ser realizada com diferentes produtos, absorvíveis ou definitivos. Questione o médico qual a marca comercial do produto que será utilizado e consulte o site da Anvisa para saber se ela é liberada. Não existe produto genérico ou manipulado.

Antes de agendar a sessão solicite também o alvará da vigilância sanitária atestando que o local onde o procedimento será realizado possui condições de higiene adequadas. Jamais aceite realizar uma harmonização em casa, salões de beleza ou quarto de hotel. Na hora do procedimento, solicite que a embalagem seja aberta na sua presença e se certifique de que é o mesmo produto informado pelo médico, aproveite também para conferir a validade.

Atentando para estes três fatores é possível reduzir para quase zero as chances de possíveis complicações e aumentar consideravelmente a probabilidade de alcançar o efeito esperado.

Como é feita a análise para saber o que aquele paciente precisa mudar sem ficar com a fisionomia artificial?

Recursos como cefalometria, rácio dourado e Máscara Phi são algumas das referências científicas utilizadas pelo médico na avaliação do rosto, que ajudam a definir um tratamento personalizado para que seja possível produzir efeitos mais previsíveis e menos variáveis. A utilização desses recursos é o que diferencia a harmonização de embelezamento. Embora o processo possa produzir uma aparência mais interessante, o conceito de harmonização procura oferecer uma postura diferente de um tratamento estético comum, sempre respeitando a proporção natural do rosto de cada paciente, evitando prometer resultados ou reproduzir atributos físicos de celebridades, por exemplo.

Outro recurso utilizado para evitar a fisionomia artificial é a associação de técnicas. Embora esteja muito ligada ao preenchimento, a harmonização facial pode incluir desde técnicas de maquiagem e visagismo, até diferentes procedimentos estéticos, como bichectomia, tratamento para papada, toxina botulínica, fios de sustentação, laser CO2 fracionado, ultrassom microfocado, jato de plasma e tratamentos odontológicos. Tudo depende da avaliação do médico, isso porque apesar do preenchimento ser uma técnica versátil, a combinação de vários recursos possibilita não apenas um efeito aditivo, mas sinérgico, que contribui de forma decisiva para uma aparência mais natural.

Para quem engordou na quarentena e está com o rosto mais cheinho, é possível investir na harmonização facial para afinar o rosto? Como é feita essa análise?

Um eventual aumento de medidas, com ou sem ganho de peso, não deve ser motivo de preocupação neste momento. No entanto, reclamações de rosto redondo e bochechas grandes são frequentes no consultório. Quando o formato do rosto é um fator congênito, em que não há sintomas de inchaço ou de sobrepeso, podemos pensar em duas opções. Ao analisar as proporções faciais o médico poderá indicar uma associação de preenchimentos ou Bichectomia. Combinando o preenchimento das maçãs do rosto com preenchimento da mandíbula é possível produzir um efeito blush similar ao da maquiagem, o que possibilita disfarçar o tamanho das bochechas.

Para quem trabalha muito, mesmo em home office, e tem aquela aparência de cansaço, mas pouco tempo para se dedicar aos cuidados do Skincare, é válido investir na harmonização facial para reduzir olheiras e levantar o olhar?

Sim. Embora seja importante frisar que melhores resultados dependem de cuidados diários, a harmonização facial pode evitar a aparência cansada. A harmonização na região dos olhos pode ser realizada com toxina botulínica para arquear as sobrancelhas ou com preenchimento para produzir o feito Fox Eyes, que está sendo muito procurado. Nas pálpebras inferiores é importante diferenciar as olheiras de cansaço das olheiras de nascença ou causadas pelo envelhecimento. As olheiras vermelhas, azuladas ou roxas são causadas por estresse, cansaço, falta de sono, dificuldade de circulação e afinamento da pele. Nesses casos, a melhor conduta é descansar, mas compressas frias, drenagem linfática ou luz pulsada podem ajudar a promover a vasodilatação e restaurar o fluxo sanguíneo. Contudo, muitas olheiras podem ser uma herança genética característica de pessoas que possuem o globo ocular mais profundo, o que leva a formação de uma sombra na pálpebra inferior. As olheiras profundas podem ser tratadas através do preenchimento dessa depressão.

Em tempos de pandemia, em que as pessoas são orientadas a ficar em casa, é possível fazer esse procedimento sem colocar a vida do paciente em risco?

Sim. Durante a pandemia estamos trabalhando com horários limitados para que seja possível manter o distanciamento entre os pacientes e evitar aglomerações na sala de espera. Além disso, todos os nossos protocolos de higiene que já eram rigorosos foram intensificados para prevenir a disseminação do vírus.

Como é a recuperação?

Na maioria dos casos o paciente pode voltar à rotina no mesmo dia, devendo evitar apenas esforço físico e exposição solar por uma semana. A harmonização facial tem se popularizado por dois motivos: uma aparência natural, respeitando as características faciais de cada paciente e a utilização de procedimentos não cirúrgicos de curta recuperação. Geralmente o paciente apresenta apenas sensibilidade, inchaço e eventuais hematomas, que são respostas esperadas do corpo à intervenção e regridem naturalmente em cerca de uma semana.

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.