Empreendedorismo, economia e negócios

Desafio das startups é criar valor com o conhecimento dos investidores

No momento de captar recursos vale a pena buscar ‘anjos’ que tenham mais afinidade com o tipo de negócio e que possam contribuir para a melhora de resultados. Veja cinco passos que podem ajudar sua empresa neste caminho.

Quando nasce uma startup, o desafio do empreendedor se concentra na criação do produto, do que será o negócio dele e de como atender a demanda de seus potenciais clientes. O estabelecimento de um modelo de governança costuma vir depois, quando a empresa começa a ganhar tração. E esse crescimento costuma vir acompanhado da necessidade de mais recursos, que leva aos passos decisivos em busca de investidores-anjos.
A partir daí, um dos grandes desafios do negócio passa a ser a gestão. Afinal, os investidores colocam dinheiro, mas querem ter informações seguras sobre o desempenho do negócio. Esse é um pré-requisito que parece simples de atender, mas com frequência culmina em conflitos de relacionamentos que podem ser evitados, como explica Romulo Perini, sócio-diretor da Play Studio, consultoria de inovação e venture builder que apoia empreendedores no seu processo de crescimento e tem no portfólio casos bem-sucedidos como o do aplicativo de contratação Closeer, a Cerveja Praya e o ecommerce Raízs.
Ele destaca que o ideal é não se preocupar apenas com dinheiro na hora de fazer captação, mas também buscar investidores-anjo com experiência que possam no processo de crescimento da empresa. “É o que chamamos de smart-capital. Os anjos podem aportar um conhecimento na área de desenvolvimento de produtos, em vendas, em finanças ou em estratégias de captação e assim por diante. Varia conforme a necessidade e o tipo de negócio. Quando o empreendedor não vê isso, não se organiza, muito valor é perdido na jornada”, afirma.
Para absorver as informações dos investidores, porém, também é preciso ter a capacidade de organizá-las. “Já vi casos de startups que tinham uma dúzia de investidores que ficava cobrando o empreendedor como se fossem “chefes” dele. O empreendedor acabava investimento muito do seu tempo “justificando” resultado e deixava de lado a gestão do negócio, o que não é nada saudável”, contou. Perini sugere a implantação de um modelo de governança direcionado para baixo (equipe e fornecedores) como para cima (investidores e sócios que não estão mais na operação).
Para baixo, explica, é ter metas e indicadores claros devidamente disseminados dentro da equipe, e um método de governança para acompanhamento e report. Para cima é quando o CEO reporta os resultados aos investidores ou a eventuais sócios que não estão na operação, mas cobram informações. “Nessa hora é importante criar rituais para disponibilizar dados aos investidores e captar o maior valor possível para discutir e superar os desafios do negócio”, explica Perini.
Mas como seria essa organização de informações para aproveitar ao máximo os conhecimentos dos investidores? Veja abaixo cinco passos indicados por Perini para o empreendedor que deseja aproveitar ao máximo os recursos e as ferramentas de seus investidores. 
1.Criação de um Conselho
Pode ser Consultivo ou Deliberativo. O Consultivo, como o próprio nome explica, para consultar e considerar as opiniões dos investidores na hora de tomar decisões. O Deliberativo, por sua vez, permite ao investidor tomar decisões junto com o empreendedor. Essa segunda opção pode ser necessária quando há, no grupo de investidores, anjos que colocaram uma fatia maior de dinheiro e querem estar mais próximos das decisões;
2.Criação de Comitês
Não são todos os anjos que vão compor o conselho. O empreendedor coloca um, dois ou três no máximo. Como aproveitar os demais? Eles podem integrar comitês temporários. Por exemplo, pode ser criado um comitê de marketing quando a empresa tem dificuldades de engajar os clientes atuais ou novos clientes. Ou então, um comitê de vendas ou financeiro ou mesmo para novas captações. E existe a possibilidade de trazer pessoas do mercado para integrar esses comitês, gente que não tenha envolvimento com a empresa, mas que deseja dar alguma contribuição. Desta forma, os anjos se engajam mais no negócio e tem a oportunidade de colaborar mais para o resultado positivo do business.
3. Criação de Rituais
É importante criar rituais com investidores para posicioná-los sobre os acontecimentos. Esses rituais se traduzem em reuniões para apresentação de relatórios sobre os resultados da empresa. Essas reuniões podem ocorrer de forma mensal ou trimestral (recomendação). É uma forma de estabelecer um padrão na prestação de contas e também um momento para reforçar o relacionamento com os parceiros.
4. Adoção de Governança
A governança corporativa não tem de ser permanente. É uma ferramenta de gestão que deve ser usada da melhor forma possível considerando o momento da startup. O modelo deve ser revisado conforme a empresa evolui, pois novas necessidades e desafios vão surgindo com o passar do tempo.
5. Manter aceso o empreendedorismo
A governança não pode engessar o espírito empreendedor de testar, de se aventurar em coisas novas. Caso contrário a startup perde sua essência e começa a ser operada como se já fosse uma grande empresa, perdendo parte do seu diferencial. A governança é implantada para ajudar a dar passos mais certeiros, o que aumenta a confiança de quem acreditou e colocou dinheiro no negócio.
“Os anjos em geral são executivos com muita experiência que estão dispostos a “emprestar” um pouco do seu conhecimento e ajudar os negócios onde investem. Cabem aos empreendedores buscar uma melhor forma de aproveitar tanto o investimento financeiro como também o intelectual. A geração de valor de uma relação frutífera entre ambas as partes pode ser determinante no sucesso do negócio!”, conclui Perini.

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Sobre o autor

Lica Gimenes

Colunista social, de saúde e bem-estar no Portal Referência, Lica Gimenes é a fundadora do Portal e formadora de opinião em Ribeirão Preto. É colunista na Revista Dicas Mulher e tem ampla experiência em coordenação de eventos corporativos, análise de mercado, tendências de mídia e planejamento estratégico.

Follow Me

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources. Competently formulate.

Agenda

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Comentários Recentes

    RSS Meks Blog

    • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15/09/2021
      Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
      Dusan Milovanovic
    • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16/06/2021
      Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
      Dusan Milovanovic
    • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 01/03/2021
      Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
      Ivana Cirkovic
    • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18/01/2021
      You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23/11/2020
      Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10/09/2020
      Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15/08/2020
      Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16/07/2020
      Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 09/06/2020
      Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic
    • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14/05/2020
      Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
      Ivana Cirkovic

    Text

    Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.